Rio de Janeiro

TRAGÉDIA

MP-RJ pede que Prefeitura de Petrópolis solucione caso de animais perdidos após chuvas

Grupo de resgate de animais em desastre deixará cidade na semana que vem e destino de cães e gatos é incerto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
animal petrópolis
Segundo o Ministério Público, Petrópolis não tem uma política de bem-estar animal estabelecida - Carl de Souza/AFP

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) quer que a Prefeitura de Petrópolis encontre uma solução para animais que se perderam de seus donos após as fortes chuvas de fevereiro que atingiram o município da região serrana do estado e que provocaram mais de 200 mortes em decorrência de deslizamentos de terra.

Leia mais: Tragédia de Petrópolis completa um mês com protestos e homenagens aos 233 mortos

Na última terça-feira (3), a promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, Zilda Januzzi, sse reuniu com representantes da prefeitura de Petrópolis e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, para discutir o destino de 11 animais, perdidos após a chuva do dia 15 de fevereiro.

Os animais estão sob a guarda do Grupo de Resgate de Animais em Desastre (Grad), que chegou a Petrópolis dias após a tragédia. Como os integrantes do Grupo devem deixar o município na semana que vem, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis quer que o Poder Público apresente um plano de manejo que garanta o bem-estar dos animais.

Leia também: Após caso Gabriel Monteiro, lei proíbe que vereadores lucrem com conteúdos na internet

"Em Petrópolis não há uma política de bem-estar animal estabelecida, mas ela já é buscada por meio de uma ação civil pública proposta. Em razão da falta de implementação dessa política, os animais resgatados no cenário do desastre acabam sem ter para onde ir, pois os próprios tutores, que também foram atingidos pelas chuvas, deixam de pleitear a tutoria dos mesmos que, por essa razão, ficam abandonados, necessitando da tutela do poder público", disse a promotora.

Edição: Eduardo Miranda