SAÚDE

O tipo de sexo interfere no risco de ocorrer uma IST?

Há diversos relatos na literatura médica de infecção por HIV no sexo entre mulheres

Ouça o áudio:

É importante lembrar que outras IST apresentam riscos diferentes - Foto: Rovena Rosa
O sexo anal é o que apresenta maior probabilidade de contaminação pelo HIV

Na última edição escrevi sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Uma amiga enviou a seguinte dúvida: no sexo entre mulheres cis a probabilidade de uma IST ocorrer é menor?

Como existem muitas IST, os riscos para cada uma variam. Por isso, optei por focar no HIV, infecção mais grave e que possui mais estudos sobre sua transmissibilidade. Mas, em geral, o que for dito a seguir em relação ao HIV pode ser extrapolado para outras infecções.

No sexo, a infecção pelo HIV ocorre por meio do contato de fluídos (penianos ou vaginais), esperma e sangue com as mucosas da vagina, do pênis e do ânus. Se existir ferimento na pele ou na boca, o contato dessas regiões com esses fluídos também pode apresentar riscos.

O sexo anal é o que apresenta maior probabilidade de contaminação pelo HIV, sendo que a pessoa que é penetrada possui cerca de 10 vezes mais chances de se infectar do que a que penetra. Em seguida, o tipo de sexo com maior risco é o pênis-vaginal. Por fim, no sexo oral, no contato entre duas vulvas e dois pênis, ou dos dedos com os órgãos sexuais a chance de infecção, apesar de existir, é pequena.

:: Conheça o podcast “Com Ciência” no Spotify, clique aqui! ::

Sobre o uso e o compartilhamento de brinquedos sexuais é possível afirmar que os riscos de infecção pelo HIV, apesar de pequenos, existem. Por isso, é importante a higienização dos objetos, o uso e a troca de preservativos nos mesmos quando houver compartilhamento dos brinquedos entre as parceiras.

Portanto, pode-se afirmar que no sexo entre mulheres cis há sim uma menor probabilidade de infecção pelo HIV. Mas, o risco existe. Há diversos relatos na literatura médica de infecção entre parceiras. 

É importante lembrar que outras IST apresentam riscos diferentes. O que reforça a necessidade de que toda relação sexual, independente do tipo, seja feita com o uso de preservativos. Mulheres cis que transam entre si devem se preocupar com as IST. Assim como a sociedade de maneira geral, que deve disponibilizar formas eficazes de prevenção para essas mulheres.

Para terminar, algumas curiosidades interessantes sobre a transmissão do HIV. Mulheres que vivem com HIV apresentam maior probabilidade de infectar seus/suas parceiros/as quando estão menstruadas. O mesmo vale para homens que vivem com HIV e que ejaculam na boca de seus/suas parceiros/as. Além disso, a presença de outras infecções sexualmente transmissíveis aumenta o risco de infecção pelo HIV. E um fator que diminui esse risco é a circuncisão masculina. Mas esse assunto eu deixo para um próximo encontro!

Um abraço e até a próxima!

 

Edição: Larissa Costa