Paraíba

POESIA

'Artéria' de Clareanna Santana traz poemas com temas de vida, amor e solidão

Poemas reunidos/criados durante a pandemia serão lançados neste sábado (14), no Bar do Baiano

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Ilustração - Imagem Reprodução

Composto por poemas vivenciados e criados, em sua maioria, durante a fase de isolamento social da pandemia, o livro Artéria promete apresentar a profunda poesia de Clareanna Santana. A obra será lançado neste sábado (14), no Bar do Baiano, a partir das 16h.

Primeiro livro de poesias da autora, ‘Artéria’ nasceu da necessidade de desaguar os sentimentos experimentados durante a fase de isolamento social por razão da pandemia da Covid-19, revelando as potências das afetações vividas pela poeta neste período.


Clareanna Santana (autora) / Foto: Internet

A artéria que, por definição científica, é uma das vias mais importantes no transporte do sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, aqui se materializa em livro e se transforma no meio mais importante na comunicação poética. 

O livro Artéria (Editora Libertinagem 1ª edição São Paulo, 2022) é onde o fluxo da existência e da afetação singular se transforma em código, podendo então ser compartilhado. Nas palavras do poeta e escritor Lau Siqueira, “a poesia de Clareanna traz uma tradução literal da sua própria pele. Expressa um toque destemido, um mergulho represado”, e completa, “Clareanna aprendeu a pensar profundo. Sabe que a palavra - arma vital da poesia, também é letal. Serve para glorificar, mas também pode trucidar. […] A escrita de Clareanna faz pensar e pensar um poema é a melhor maneira de senti-lo. […] Em seu arsenal de palavras não há limites. A poeta revela suas metalurgias retorcendo os aços de cada significado”. Convidando para uma leitura afetada pela própria poesia, a poeta e trovadora amazonense Marta Cortezão afirma que "Artéria nos revela a deslumbrante arquitetura do corpo em poesia que movimenta a vida".

A encomenda do livro impresso pode ser feita através do site da editora www.editoralibertinagem.com. No site também é possível ter acesso a três poemas que estão no livro, bem como solicitar um exemplar. 

No lançamento de ‘Artéria’, além do livro, o público poderá adquirir outras produções da poeta e também compartilhar suas manifestações artísticas no microfone aberto.

Serviço:
O Quê: Lançamento Artéria
Onde: (Rua dos Ipês, nº 37, Anatólia, João Pessoa-PB)
Quando: 14 de maio (sábado)
Horário: 16 horas

Informações do produto:
Capa comum: 96 páginas
Formato 14x21
Editora Libertinagem 1ª edição
São Paulo, 2022
Valor: R$ 42,00

Sobre a autora:
Clareanna Santana nasceu em 27 de abril de 1987, é baiana radicada na Paraíba, poeta, feminista, cientista social e mestra em antropologia. Contribui para o ponto de cultura e grupo musical Viola de Bolso (Eunápolis-BA) e para a revista literária Geração de 20 (Feira de Santana-BA). Idealizou, junto com a ilustradora Amma (BA/BH), o projeto VerPoesia.
Publicou, de forma independente, fanzines digitais com poemas minimalistas (É-Zine de Poesias). Tem poemas publicados em coletâneas, antologias, revistas digitais e no seu perfil @clareamente.

Edição: Heloisa de Sousa