Rio Grande do Sul

Educação

Unipampa realiza a 9ª Jornada Universitária da Reforma Agrária nesta sexta-feira (20)

Realizado desde 2014, o evento já envolveu mais de 70 instituições de ensino superior, núcleos e laboratórios de estudo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nos últimos anos a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária realiza atividades de diálogo com diversos movimentos sociais - Foto: Alexandre Garcia

Com pautas relacionadas aos territórios dos povos e comunidades, a 9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2022 - Unipampa), acontece nesta sexta-feira (20), no campus de Dom Pedrito, no auditório do prédio acadêmico. Organizada pelo Conselho Comunitário do Curso de Educação do Campo, o tema deste ano será  “Reforma Agrária Popular e Projeto de País: Os desafios da Educação do Campo”. 

O evento vem ocorrendo desde 2014 e já envolveu mais de 70 instituições de ensino superior, grupos, núcleos e laboratórios de estudo e pesquisa e programas de pós-graduação. Também participam coletivos de trabalho, estudantes de diversos cursos de graduação, movimentos e organizações populares do campo e da cidade que se articularam em torno do estudo e do debate das múltiplas dimensões que envolvem o tema da questão agrária e da reforma agrária popular.

Conforme destacam os organizadores, nos últimos anos a Jornada realiza várias atividades de diálogo com movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ). Assim como comunidades e povos originários (Kaingangs, Guaranis e Charruas) e tradicionais (em especial quilombolas, agricultores e pecuaristas familiares, assentados de Reforma Agrária, povos de terreiro, pomeranos, ciganos, bezendeiras, trabalhadores assalariados rurais e urbanos, catadores de materiais recicláveis e outros).  


Evento organizado no âmbito da Unipampa terá como título: “Reforma Agrária Popular e Projeto de País: Os desafios da Educação do Campo! / Divulgação

"Neste ano de 2022, crucial para a luta em defesa do restabelecimento da democracia no país, o lema da JURA será “Reforma Agrária Popular e Projeto de País: Os desafios da Educação do Campo”. Nosso objetivo é nos integrar às atividades nacionais, bem como contribuir para o debate e na construção deste projeto de país. Serão colocadas em pauta questões relacionadas aos territórios dos povos e comunidades aos quais está vinculado o curso de Educação do Campo da Unipampa, bem como suas múltiplas interfaces com as diferentes dimensões envolvidas para a construção de um projeto popular de país."

A conferência de abertura terá como conferencista o Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003), e professor titular da Universidade Federal da Paraíba, Jonas Duarte, com mediação de Dirce Vicente, pertencente ao povo Kaingang, professora na Terra Indígena Guarita - RS e estudante do Curso de Educação do Campo - Unipampa.

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) é um movimento que ocorre anualmente em diversos institutos e universidades do Brasil com objetivo de debater a importância da Reforma Agrária Popular, bem como sua relação com a universidade.

Programação:

9h - Mística de abertura da JURA - PAMPA - 2022

9h30 - Conferência de Abertura: Reforma Agrária Popular e Projeto de País: Desafios da educação do campo

10h15 - Roda de sabores, saberes e arte (lanche)

10h30 - Mesa: Povos e Comunidades e seus territórios de vida e saber na/do Pampa

12h30 - Roda de sabores, saberes e arte (almoço)

14h - Início do plantio da Mata
 
14h30 - Grupos de Estudos e Proposições:

- GEP 1 - Questão ambiental e os desafios da educação do campo!
- GEP 2 - Agroecologia Soberania alimentar e os desafios da educação do campo!
- GEP 3 - Território, vida e existências de saber e os desafios da educação do campo!
- GEP 4 - Juventudes, tempos de vida e os desafios da educação do campo!
- GEP 5 - Gênero, Diversidades Étnico Raciais e os desafios da Educação do Campo!
- GEP 6 - Economia Solidária e os desafios da Educação do Campo!

16h - Roda de sabores, saberes e arte (lanche)

16h15 - Plenária de apresentação e aprovação das propostas dos Grupos

17h - Mística de encerramento

Maiores informações


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko