Rio Grande do Sul

ALERTA

Com avanço da covid-19, governo do RS emite Avisos para todo o estado

Aumento das contaminações já tem reflexo no número de internados; governo sugere uso de máscara em locais fechados

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Porto Alegre tem alta procura por testes em unidades de saúde em meio a aumento de casos de covid-19 no Rio Grande do Sul - Foto: Cristine Rochol/PMPA

A piora na situação de novos casos de covid-19 e aumento de óbitos que o Rio Grande do Sul vem enfrentando nas últimas semanas levou o governo estadual a emitir Avisos para as 21 regiões Covid, em reunião do Grupo de Trabalho Saúde realizada nesta quarta-feira (18). Segundo o Executivo a decisão ocorreu devido ao aumento acelerado de casos confirmados da doença, que praticamente duplicou nos últimos dez dias.

Entre 7 e 17 de maio, a incidência acumulada passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2, explica o GT Saúde. Além disso, ao contrário das semanas anteriores, o aumento da contaminação teve reflexo no número de internados em leitos clínicos. Entre suspeitos e confirmados, houve um crescimento de 47% em apenas nove dias – 339 casos em 9 de maio para 521 em 18 de maio.

:: Aumento de casos entre o funcionalismo estadual gera preocupação na categoria ::

O número de internados em UTIs por covid-19 segue estável. No entanto, o GT Saúde espera um aumento nas internações em UTIs nos próximos dias. Foi sugerido que os comitês regionais avaliem a utilização de máscaras em locais fechados.

Como o estado também registra um elevado número de casos de outras doenças, entre elas a dengue, o aumento nas internações por covid-19 causa preocupação ao GT Saúde.

Casos de covid-19 voltam a acelerar no Brasil; em 30 dias, média móvel subiu 33%

Os Avisos foram emitidos após nove semanas sem Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul.

Para evitar o aumento do contágio, o governo do estado reforça a importância de que a população busque a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Cerca de 79,7% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 50,4% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira