Rio de Janeiro

HISTÓRIA

Santa Cruz, no Rio, ganha título de Bairro Imperial para entrar em circuito turístico da cidade

Com isso, região passa a ser o segundo Bairro Imperial da capital, fazendo companhia a São Cristóvão

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
santa cruz
Com lei, toda divulgação de eventos na região poderá usar a identificação Imperial, além de serem realizadas ações para preservar e divulgar a história local - Divulgação

A Prefeitura do Rio sancionou na semana passada uma lei aprovada na Câmara Municipal que reconhece a importância histórica e cultural do bairro de Santa Cruz, na zona oeste da cidade, e o nome de Bairro Imperial. Com isso, a região passa a ser o segundo Bairro Imperial da capital, fazendo companhia ao bairro de São Cristóvão.

Leia mais: Rio inaugura, na região portuária, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

Fazem parte do patrimônio de Santa Cruz a antiga casa de Veraneio da Família Imperial, o antigo Cais Imperial da Baía de Sepetiba, o complexo arquitetônico da Escola Mixta Dom João, as ruínas da Casa do último Vice-Rei do Brasil, a terceira Sede do Matadouro Imperial, o primeiro gerador de energia elétrica afastado do grande centro urbano, a Vila de Operários do Matadouro Imperial e a Fonte Wallace.

Autor do projeto, o presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (Dem), disse que a proposta vai ajudar a valorizar a região. 

"Quando falamos em locais históricos do Rio, é comum pensarmos em São Cristóvão, no Centro, mas poucos cariocas conhecem a história riquíssima de Santa Cruz, que merece ser lembrada, valorizada e principalmente visitada pelos turistas e por quem gosta de conhecer a história da cidade e do Brasil".

Com a sanção da lei, toda divulgação de eventos na região passe a usar a identificação Imperial, além de serem realizadas ações para preservar e divulgar a história do local. 

Leia também: Rio tem 58% das linhas de ônibus inoperantes; prefeitura apresenta plano de reativação

Na justificativa do projeto, o vereador reproduz um estudo formulado pelo Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH-Santa Cruz), que detalha a história do bairro, onde a família imperial instalou sua primeira casa de veraneio, na Fazenda Santa Cruz.

Uma das criadoras do projeto Descubra Santa Cruz RJ, Andressa Lobo explicou o "gancho" para destacar toda a memória do bairro onde nasceu e colocá-lo no mapa turístico do Rio.

"Em 2008, quando comemoramos os 200 anos da chegada da família real, o bairro de São Cristóvão recebeu o título de Bairro Imperial. Com isso, ele recebeu melhorias de infraestrutura, conservação e transporte", contou ela.

Edição: Eduardo Miranda