Paraná

Alerta

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal contra gripe e sarampo no Paraná

Na reta final da campanha, pouco mais de 1 milhão foram vacinadas; expectativa era de mais de 4 milhões

Curitiba (PR) |
Cobertura vacinal está estimada em apenas 36,9% no Paraná - Foto: Kraw Penas/SECC

A campanha de vacinação contra gripe tem previsão de terminar nesta sexta (3). Até agora, segundo dados do Ministério da Saúde, 1.619.687 pessoas receberam o imunizante contra a Influenza no Paraná desde o início da campanha nacional de vacinação, em 4 de abril. A estimativa inicial era de que 4,3 milhões de pessoas deveriam ser imunizadas.

Diante da baixa cobertura vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) requisitou a prorrogação da campanha. Atualmente, a cobertura está estimada em apenas 36,9% no estado.

A vacina atualizada protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Em janeiro deste ano, o Paraná declarou epidemia de H3N2 após um aumento no número de diagnósticos e mortes em decorrência do vírus. Foram mais de dois mil casos e 118 óbitos entre dezembro e março.

“O vírus somente pode ser combatido com a aplicação da vacina. Por mais que o Paraná tenha superado o estado de epidemia do começo deste ano, a importância da vacinação não diminuiu. Por isso, nosso apelo é para que todas as pessoas que se encaixem nos grupos compareçam a um local de vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Sarampo

Este ano, a campanha de vacinação contra o Sarampo está sendo realizada junto à vacinação da gripe. É a 8ª campanha de imunização da doença, que tem como meta alcançar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde.

Segundo o Vacinômetro, 254.417 vacinas foram aplicadas no Paraná. A estimativa do Ministério da Saúde é que 965.468 pessoas estejam elencadas como população-alvo: 272.817 trabalhadores da saúde, 73.128 crianças de seis meses a menores de um ano, 146.255 crianças com um ano de idade e 157.756 crianças de dois, três e quatro anos.

No último ano, a cobertura vacinal do Paraná ficou em 82,45%. O estado não registrou casos da doença em 2021 e 2022.

Edição: Lia Bianchini