Rio Grande do Sul

CONSCIENTIZAÇÃO

No Dia do Meio Ambiente, entidade sindical promove aulas públicas e shows em Porto Alegre

Atividades acontecerão ao lado da Usina do Gasômetro e encerram com show de Nei Lisboa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Programação prevê debates e atividades culturais - Tânia Rego/ Agência Brasil

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul (Apcef/RS) realizará ações em Porto Alegre com objetivo de chamar atenção para a questão ecológica. As atividades iniciam as 11h da manhã, ao lado da Usina do Gasômetro, e encerra às 19h.

O encontro reunirá diversas entidades e coletivos que têm a defesa da natureza entre suas pautas de atuação e contará com show do músico Nei Lisboa & Banda. Haverá recolhimento de alimentos para as retomadas indígenas no estado, bem como de óleo de fritura usado, pilhas, tampinhas, esponjas e sacos de ração vazios.

“Vamos realizar uma grande celebração que trata da importância da questão ecológica. É o Dia Mundial do Meio Ambiente, e Porto Alegre não podia ficar de fora das atividades de conscientização que ocorrerão pelo mundo todo. Somos uma entidade bancária, mas, além da luta em favor da nossa categoria e da Caixa como banco social e público, temos em nosso estatuto a defesa do meio ambiente. A questão ambiental e a emergência climática exigem o envolvimento de todos nós”, diz o presidente da Associação, Marcos Todt.

Debates e apresentações culturais

Estão previstas oficinas, aulas públicas e venda de produtos ecológicos, com bancas variadas das entidades e movimentos participantes. Ao meio-dia ocorre aula pública da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), entidade que há pouco tempo completou 51 anos de atividades, com o tema "Defesa do Guaíba: Passado, Presente e Futuro".

Às 13h haverá aula pública do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCM/RS), entidade da qual a Apcef foi uma das fundadoras, e que recentemente teve importante papel no arquivamento da licença do Projeto Mina Guaíba, que extrairia carvão às margens do rio Jacuí, a cerca de 15 quilômetros de Porto Alegre. O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá) terá seu espaço logo depois com uma oficina com mudas de plantas e materiais da agrobiodiversidade.

O Coral Apcef, em atividade desde 1993, sob a condução do regente João Aráujo, apresenta-se logo após, com repertório voltado para questões ambientais.

Às 16h, acontecerá o show com Nei Lisboa & Banda em um palco ao lado da Chaminé do Gasômetro.

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem o apoio da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior – Andes, do AR Advocacia Humanizada, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS), do Greenpeace Porto Alegre, do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá), do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e do Preserva Zona Sul.


Foto: Divulgação

Abaixo a programação completa:

11h - Abertura
12h - Aula pública da Agapan
13h - Aula pública do CCM/RS
14h - Oficina do Instituto Ingá
15h - Apresentação do Coral APCEF
16h - Show com Nei Lisboa & Banda


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira