Minas Gerais

EDUCAÇÃO

Professores da rede municipal de BH querem aprovação de emendas ao projeto do reajuste salarial

Durante a semana, categoria foi aos gabinetes para pressionar vereadores

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Entre as emendas propostas pelo Sind-REDE/BH estão o reajuste aos aposentados com paridade em relação aos demais - Foto: Reprodução | SindRede BH

Os professores da rede municipal de ensino da capital mineira realizam nesta semana uma agenda de mobilização na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Na manhã desta quarta-feira (8), a categoria foi aos gabinetes da Casa Legislativa para dialogar com os vereadores do município. 

Com as ações, os professores pretendem pressionar pela aprovação de emendas ao Projeto de Lei (PL) 338/22, apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH).

Aprovado nas Comissões da Câmara, o PL 338 trata do reajuste salarial da categoria. O projeto, cuja votação em primeiro turno deve acontecer nesta semana, garante o pagamento proporcional do Piso Salarial Nacional dos professores. 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Entre as emendas propostas pelo Sind-REDE/BH estão o reajuste aos aposentados com paridade em relação aos demais, a retirada de avaliação de desempenho como condicionante e a manutenção da estrutura da carreira da categoria. 

“Nossa reivindicação é o enquadramento do salário dos aposentados com os trabalhadores da ativa, porque nós não podemos mais subir de nível na carreira”, explica Eliane Guedes, professora aposentada. 

Eliane contou ainda que a categoria tem enfrentado dificuldades para acessar a CMBH. 

“Nossa mobilização está constante há mais de um mês. Porém, nos últimos dias, estão dificultando nossa entrada na Câmara. Num dia dizem que só pode entrar cinco pessoas em cada gabinete. No outro dia, dizem que só pode entrar um e por ai vai”, completou Eliane.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A expectativa é que, após a votação em primeiro turno, as Comissões da Câmara analisem as emendas e que o projeto seja votado em segundo turno já com a incorporação das propostas. 


 

Edição: Larissa Costa