Rio de Janeiro

MOBILIZAÇÃO

Ato com presença de Dilma Rousseff marca 2° dia de evento do Levante Popular da Juventude

O encontro nacional reúne 1.200 jovens de todo o país em Niterói (RJ) e ocorre até domingo (19)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Essa é a primeira atividade nacional do movimento após a pandemia - Foto: Levante Popular da Juventude

Após um dia de debate sobre os desafios políticos da juventude brasileira e também a importância do processo eleitoral, um ato político com a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) marca o segundo dia do encontro nacional do Levante Popular da Juventude que ocorre desde quinta-feira (16) na Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Além de Dilma, o evento desta noite terá a presença do presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar; do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano e do presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Juliano Medeiros.

Leia maisEntrevista | "Vamos mostrar para a juventude a convicção de que a luta muda a vida"

O encontro nacional do Levante conta com a participação de 1.200 jovens de todo o país e acontece até domingo (19). O evento começou com a mesa “Em que mundo vivemos?”, na qual a vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Julia Aguiar, e o membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e economista, João Pedro Stédile, realizaram uma análise de conjuntura do Brasil e do mundo. O encerramento do primeiro dia foi marcado por uma apresentação musical com a cantora Teresa Cristina.

Leia mais: Mais afetados pelo desemprego, jovens contam sobre as dificuldades de conseguir trabalho

No sábado (18), o movimento realizará um ato de rua e também debaterá a construção do Programa Popular para a Juventude, que é uma contribuição para a formulação de políticas públicas no momento em que as forças políticas progressistas elaboram o Programa de governo a ser defendido pela candidatura Lula nas eleições de outubro deste ano.

Segundo o movimento, o objetivo é que o programa se torne uma ferramenta de organização e conscientização de jovens, mas também que se transforme em políticas efetivas para mudar a vida da juventude brasileira. 
 

Edição: Jaqueline Deister