Minas Gerais

FIM DE SEMANA

Em BH, Dia do Imigrante é celebrado com feira de artesanato e comidas típicas de países latinos

O evento conta com a participação do “Cio da Terra - Coletivo de Mulheres Migrantes e Refugiadas”

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A feira é gratuita e ocorre neste fim de semana, das 10h às 14 horas, no CCBB. O endereço é Praça da Liberdade, 450, no bairro Funcionários - Foto: Secult MG

“Somos do Mundo” é o título da feira que acontece gratuitamente no sábado (25) e no domingo (26), no Pátio do Centro Cultural do Banco do Brasil, na Savassi, em Belo Horizonte. O Dia do Imigrante é comemorado nacionalmente no dia 25 de junho. No evento, oito mulheres imigrantes ou refugiadas irão expor sua arte e culinária de origem de países latinos e africanos.

Além disso, o evento também conta com a apresentação da artista equatoriana Clara López, que é palhaça, atriz, dramaturga e fundadora do Teatro del Camino. Clara vive em Belo Horizonte desde 2018 e já apresentou seu trabalho no Equador, na Colômbia e no Canadá.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Para ela, esse encontro é muito importante, porque traz visibilidade para os imigrantes que vivem no país e contribui para romper com preconceitos. “Esse tipo de evento, onde são visibilizados trabalhos de mulheres na arte, no artesanato, são fundamentais. Principalmente para gente superar preconceitos, como o estereótipo sexual das latinas. Então, quando a gente tem espaço para mostrar nosso trabalho, nossa profissão, a gente deixa de ser objeto”, avalia.

Danilo Filho, coordenado pedagógico do CCBB Educativo, explica que as expositoras fazem parte do “Cio da Terra - Coletivo de Mulheres Migrantes e Refugiadas” e têm origem em diferentes países, como Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Equador, Haiti, Peru e República Democrática do Congo.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“A gente está trazendo [as expositoras] nessa data tão importante e neste momento de instabilidade entre culturas no mundo. E Belo Horizonte é um dos polos do país que mais recebe refugiados e imigrantes”, afirma.  

Serviço

A feira é gratuita e ocorre neste fim de semana, das 10h às 14 horas, no CCBB. O endereço é Praça da Liberdade, 450, no bairro Funcionários.

Edição: Larissa Costa