Minas Gerais

POLÍTICAS PÚBLICAS

Começa, nesta semana, as rodadas preparatórias da sétima Conferência de Juventudes de BH

Encontro final acontece nos dias 29 e 30 de julho e debate os impactos da pandemia na vida dos jovens

Brasil de Fato | Minas Gerais (MG) |

Ouça o áudio:

No cenário nacional, o acesso ao mercado de trabalho e a estabilidade financeira têm sido as maiores preocupações da juventude - Foto: Mídia Ninja

As juventudes de Belo Horizonte começam a debater, nesta terça-feira (28), quais os impactos da crise social e sanitária, enfrentada nos últimos anos, para os jovens da capital. Na avaliação de Camila Moraes, militante do Levante Popular da Juventude, a precarização do acesso à educação, o aumento do desemprego e o agravamento da saúde mental dos jovens são alguns problemas enfrentados. 

“Os jovens negros e periféricos foram os que mais sofreram durante a pandemia, sobretudo por causa do descaso do governo federal em proteger a vida”, afirma. Para ela, a organização da juventude é fundamental para superar este momento. “É sempre muito importante a participação dos jovens nesses espaços que pensam as políticas públicas. É preciso debater o presente, mas, principalmente, construir um outro futuro possível”, completa.

Além de iniciar os debates sobre a sétima edição da conferência municipal, cujo tema é “Juventudes e democracia: direitos, resistências e conquistas na pós-pandemia”, as etapas preparatórias do encontro também têm o objetivo de eleger os representantes do setor nas nove regionais da capital.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

As rodadas seguem até o dia 14 de julho. Para participar dos debates, é preciso se inscrever neste formulário eletrônico (clique aqui) ou de forma presencial nos endereços dos locais onde serão realizados os eventos (disponíveis abaixo). Para concorrer às vagas de representantes, os interessados devem ser residentes na respectiva regional administrativa da sua candidatura e participar das etapas preparatórias. Entre as competências dos representantes regionais, estão estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor planos, programas e projetos relativos às juventudes de Belo Horizonte.

Além dos debates sobre o tema da conferência, a expectativa é que no encontro seja lançado o Plano Municipal de Prevenção à Letalidade Juvenil de Belo Horizonte, resultado do esforço coletivo e da participação das juventudes, do Conselho Municipal da Juventude de Belo Horizonte e da prefeitura.

Desemprego e trabalho precário são realidades dos jovens no Brasil

No cenário nacional, o acesso ao mercado de trabalho e a estabilidade financeira têm sido as maiores preocupações da juventude. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que esses são os principais motivos para o aumento significativo dos jovens nos serviços militares. 

No Brasil, 43,9% dos jovens de 16 a 26 anos se declaram propensos a buscar carreiras militares. Ainda de acordo com o levantamento, 67,3% dos jovens consideram a oferta de empregos em suas cidades como baixa, muito baixa ou nenhuma, e esse número é pior entre aqueles que moram no Nordeste (75,9%). 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Belo Horizonte não está descolada do cenário nacional, quando escapam do desemprego, nossos jovens estão cada vez mais ocupando postos de trabalho precário, que consomem 12 horas ou até 14 horas do dia”, afirma Camila Moraes. Ela ressalta que a solução para uma vida digna para a juventude é a educação, por isso é fundamental que os governos invistam nas políticas já existentes e potencializem outras iniciativas, como os cursinhos populares de preparação para o ingresso nas universidades.

As pré-conferências e a sétima Conferência Municipal de Juventudes são realizadas pelo Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte.

Confira locais e datas das pré-conferências em BH

- 28 de junho – Regional Centro Sul – Centro Cultural Vila Marçola

Endereço: Rua Mangabeira da Serra, 320, no bairro Serra

- 29 de junho – Regional Barreiro – Point Barreiro

Endereço: Praça Modestino Sales Barbosa, 11, no bairro Barreiro de Cima

- 30 de junho – Regional Leste – Cras Granja de Freitas

Endereço: Rua do Grupo, 12, no bairro Granja de Freitas

- 05 de julho – Regional Nordeste – Centro Cultural Nordeste – Usina de Cultura

Endereço: Rua Dom Cabral, 765, no bairro Ipiranga

- 06 de julho – Regional Noroeste – Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira

Endereço: Avenida Antônio Carlos, 821, no Mercado da Lagoinha

- 07 de julho – Regional Norte – Centro Cultural Jardim Guanabara

Endereço: Rua João Álvares Cabral, 277, no bairro Jardim Guanabara

- 12 de julho – Regional Oeste – Centro Cultural Salgado Filho

Endereço: Rua Nova Ponte, 22, no bairro Salgado Filho

- 13 de julho – Regional Pampulha – Centro Cultural Pampulha

Endereço: Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, no bairro Urca

- 14 de julho – Regional Venda Nova – Centro Cultural Venda Nova

Endereço: Rua José Ferreira dos Santos, 184, no bairro Jardim dos Comerciários

 

Edição: Larissa Costa