Paraíba

LUTO

Militância paraibana se despede do professor e ativista João Otávio Paes de Barros

João Otávio faleceu na noite deste sábado (2), minutos antes de completar 73 anos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Internet - Card: Reprodução

O professor e militante João Otávio Paes de Barros Júnior partiu na noite deste sábado (2) em João Pessoa, minutos antes de completar 73 anos.

Há 20 dias que ele estava internado no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, depois de sofrer uma queda na qual bateu fortemente a cabeça. 

Durante o período de internação, João Otávio teve infecção hospitalar e outros complicadores que tornaram seu quadro irreversível.

João deixa a esposa, Maria Nilza Ramalho, quatro filhos e quatro netos.

Infância em Jaú

João nasceu em Santos, passou a infância em Jaú (SP), adolescência em São Carlos (onde se graduou em engenharia), em seguida foi para Macapá, para iniciar a vida profissional, depois ao Rio de Janeiro e, em 1978, mudou-se para Campina Grande para integrar a formação do corpo docente da UFPB. 

Era sócio fundador da ADUFPB de Campinha Grande e também integrou o grupo que instalou o Partido dos Trabalhadores da Rainha da Borborema.

Atualmente, João Otávio integrava e era um dos mais atuantes membros do Coletivo Cotonetes, que existe desde 2015 e é composto por professores aposentados de diversas áreas do conhecimento, além de veteranos dos movimentos sociais que se reúnem regularmente para discutir a conjuntura brasileira, ouve lideranças populares e políticas. 

O Coletivo tem uma publicação impressa, distribuída para a classe trabalhadora com abordagem de temas políticos e culturais.

“Sempre foi progressista atuante e um defensor da democracia. Sempre foi um lutador. Sereno, elegante, mas lutador”, comentou um dos filhos de João, o jornalista Maurício Melo que informou sobre o falecimento de João em seu perfil nas redes sociais.


Depoimento de Maurício Melo, filho de João Otávio, nas redes sociais / Reprodução

NOTA DE PESAR – João Otávio Paes de Barros Júnior

Todos que fazem a ADUFPB vêm a público, com profundo pesar, informar o falecimento de JOÃO OTÁVIO PAES DE BARROS JÚNIOR, ocorrido neste sábado, 2 de julho. Professor aposentado da UFPB, ele era sócio fundador da ADUFCG, em Campina Grande, cidade para onde se mudou em 1978, vindo do Rio de Janeiro, para integrar a formação do corpo docente da Universidade.

Além disso, fez parte do grupo que instalou o Partido dos Trabalhadores da Rainha da Borborema e, desde 2015, era um dos membros mais atuantes do Coletivo Cotonete, composto por professores aposentados de diversas áreas do conhecimento e veteranos dos movimentos sociais que se reúnem regularmente para discutir a conjuntura brasileira, ouvir lideranças populares e políticas.

JOÃO OTÁVIO deixa a esposa, Maria Nilza Ramalho, quatro filhos – entre eles, o jornalista Maurício Melo, funcionário da ADUFPB – e quatro netos.

O velório será realizado a partir das 15h deste domingo (3), no Parque das Acácias, em João Pessoa.

Aos membros da família e amigos, nossos sentimentos e solidariedade.

João Pessoa, 03 de julho de 2022.

DIRETORIA EXECUTIVA
FUNCIONÁRIOS DA ADUFPB.

SEAMPO - Nota de Pesar

 O SEAMPO vem externar profundo pesar pelo falecimento do Professor João Otávio. 

João Otávio foi desses professores abnegados das lutas populares. Um intelectual comprometido com as causas e os sonhos libertários.

João Otávio foi membro ativo fãs lutas do SEAMPO nos anos 1990 e 2000, prestando enorme contribuição a este órgão e aos movimentos populares por ele assessorado.

Nossos sentimentos a família e amigos(as).

João continuará presente em nossas lutas.

Coordenação Colegiada SEAMPO.

Deputada Estela Bezerra (PT/PB)

É com pesar que lamentamos a perda do professor aposentado da UFPB, João Otávio Paes de Barros.

João Otávio faleceu na noite deste sábado, 2, em João Pessoa, minutos antes de completar 73 anos.

Natural de Santos (SP), mudou-se em 1978 para Campina Grande onde integrou a formação do corpo docente da UFPB. Ele era sócio fundador da ADUFPB de Campinha Grande e também integrou o grupo que instalou o Partido dos Trabalhadores da Rainha da Borborema.

Atualmente, João Otávio integrava e era um dos mais atuantes membros do Coletivo Cotonetes, que existe desde 2015 e é composto por professores aposentados de diversas áreas do conhecimento, além de veteranos dos movimentos sociais que se reúnem regularmente para discutir a conjuntura brasileira com lideranças populares e políticas.

João Otávio deixa a esposa, Maria Nilza Ramalho, quatro filho e quatro netos.

Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ex alunos, companheiros de luta e de jornada.

Que seu legado seja um exemplo na busca por um país verdadeiramente livre e justo.

Coletivo Nossa Voz

Nossa homenagem ao grande defensor da democracia, o professor João Otávio Paes Barros, que nos deixou neste dia 2 de julho.


Internet / Card: Reprodução

Integrante do Coletivo Cotonetes e com uma trajetória de vida, de profissão e de militância admirável, nos despedimos de João Otávio com o compromisso de continuar buscando melhorar a vida do povo brasileiro, a economia e fortalecer nossa democracia.

A última vez que nos encontramos foi no dia 26 de maio deste ano, durante uma Roda de Conversa, do Coletivo Cotonetes, com pré-candidaturas de esquerda ao Congresso.

Todo nosso reconhecimento e todo o nosso respeito a João Otávio!

Vá na paz!

Deputada Cida Ramos (PT/PB)

Com pesar recebi a notícia de falecimento do professor João Otávio Paes de Barros Júnior.

Professor aposentado da UFPB, ele era sócio fundador da ADUFCG, em Campina Grande. Além disso, fez parte do grupo que instalou o Partido dos Trabalhadores da Rainha da Borborema e, desde 2015, era um dos membros mais atuantes do Coletivo Cotonete.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas de universidade.

Edição: Maria Franco