Rio de Janeiro

História

Terceiro volume de "Escravidão" será lançado no Instituto Pretos Novos nesta terça (12)

Livro integra trilogia escrita pelo jornalista e pesquisador Laurentino Gomes; evento acontece a partir das 16h30

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A recém inaugurada exposição permanente do Museu Memorial Pretos Novos, com a curadoria de Marco Antonio Teobaldo, tem a colaboração de Laurentino
A recém inaugurada exposição permanente do Museu Memorial Pretos Novos, com a curadoria de Marco Antonio Teobaldo, tem a colaboração de Laurentino - Museus do Rio

Nesta terça-feira (12), o jornalista e pesquisador Laurentino Gomes lança o terceiro e último volume da trilogia Escravidão no Instituto Pretos Novos, no Rio de Janeiro. O livro  “Escravidão - Da Independência à Lei Áurea” é sequência dos volumes anteriores e se desdobra sobre o profundo e definitivo impacto da escravidão na formação do país e da sociedade brasileira.

Leia também: "A mulher da casa abandonada" traz ponta de iceberg da escravidão doméstica contemporânea

A edição trata sobre o século XIX, desde a Independência, passando pelos Primeiro e Segundo Reinados; ao movimento abolicionista, que resultou na Lei Áurea de 13 de maio de 1888; e ao legado da escravidão. 

Com mais de 500 páginas e 29 capítulos ilustrados com imagens, mapas e tabelas, o último volume de “Escravidão” segue o estilo da série, caracterizado por um texto jornalístico de leitura acessível.

Para o autor, a situação de 1882 permanece até hoje, dois séculos depois da Independência. “Sem acesso à educação, moradia, saúde, renda e condições dignas de vida, a população afrodescendente brasileira foi abandonada à própria sorte, marginalizada, explorada sob formas disfarçadas de trabalho forçado e mal remunerado”, destaca.

Além do lançamento, a recém inaugurada exposição permanente do Museu Memorial Pretos Novos, com a curadoria de Marco Antonio Teobaldo, tem a colaboração de Laurentino com textos que formam a sua pesquisa sobre a escravidão.

Lançamento 

“Escravidão - Da Independência à Lei Áurea”
Instituto Pretos Novos
Rua Pedro Ernesto, 32-34, na Gamboa, no Rio.
Terça-feira (12), a partir das 16h30.

Edição: Mariana Pitasse