Ceará

Eleições

Cresce o apoio a indicação da governadora Izolda Cela para reeleição ao governo do Ceará

28 deputados estaduais e o ex-governador Camilo Santana manifestaram apoio a candidatura da atual governadora

Fortaleza, CE |
izolda com deputados
Deputados exaltam experiência de Izolda Cela como vice-prefeita nas áreas da saúde e educação. - Foto: Divulgação

Primeira mulher a chefiar o Estado do Ceará, a governadora Izolda Cela (PDT) recebeu apoio de 28 deputados e deputadas estaduais para ter seu nome firmado como candidata à releição ao Palácio da Abolição. Todos eles, dos partidos PT, MDB, Republicanos, Patriota, PSD, PCdoB e do próprio PDT, partido da gestora estadual, assinaram Carta de Deputados e Deputadas ao povo cearense, no último sábado, 9, onde enumeram as razões pelas quais sinaliza o apoio. Segundo a carta, Izolda é a única capaz de unificar o conjunto dos partidos que desenvolvem um projeto de avanços sociais.

Entre os 28 deputados, está o nome de Salmito Filho (PDT). Para opinar sobre o tema, ontem, 12, em sua conta no Twitter, o deputado estadual publicou um vídeo da referência máxima de seu partido, Leonel Brizola, falecido em 2004. O ex-governador do Rio de Janeiro diz, no vídeo, que problemas relacionados à economia, saúde e empregabilidade, nada se mantém se o nível educacional do povo não chegar aos patamares indispensável. “Brizola, inspire o PDT do Ceará para que de forma democrática respeite o direito da legítima representante da melhor educação pública do Brasil, a governadora Izolda, para que ela possa ser a candidata à reeleição", cita ele, com a hastag #prefiroizolda.

O ex-governador e pré-canditado ao senado, Camilo Santana (PT) defendeu, pela primeira vez, a candidatura da professora Izolda ao Palácio da Abolição. Na manhã desta quarta-feira, 13, na Câmara de Limoeiro do Norte, durante a entrega do título de cidadão da cidade, Camilo não poupou elogios à Izolda. “Com convicção, com a certeza de que deixaria no meu lugar uma mulher extraordinária, a primeira mulher governadora do Ceará, a professora Izolda”, elogia. Ele disse ainda que Izolda foi a grande responsável pela construção da maior referência hoje do Ceará, que é a educação. “Mulher seríssima, integra, ao meu lado, sete anos e três meses, nos momentos difíceis e nos momentos também de entrega. Em pouco mais de três meses no Governo, tem mostrado a sua liderança, a sua forma muito parecida comigo”, diz.

Ainda de acordo com Santana, Izolda representa o diálogo. “E é isso que nós queremos construir, continuar o projeto do Ceará e ela é Governadora, ela está no PDT e eu tenho colocado o direito que ela tem de ir pra sua reeleição. É uma questão de justiça”, definiu.

Legado na Educação

“Nós, parlamentares, temos a convicção de que a governadora Izolda é responsável por uma das políticas públicas, ou a política pública mais exitosa do projeto que esses partidos participam”, avisa o líder do PT na assembleia legislativa, deputado Elmano de Freitas (PT). A governadora, enquanto secretária da Educação do governo Cid Gomes, fomentou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Modelo para todo o País, o Paic foi desenvolvido por Cela enquanto secretária da Educação de Sobral e também do Ceará, nos dois governos de Cid Gomes (2007 a 2015) e comemora, em 2022, 15 anos de implementação com resultados consistentes.

“Ela, como alguém muito sensível, percebeu a grande dificuldade de ler e entender o que se estava lendo. Começou um trabalho intenso, focado, com apoio das turmas de 1º e 2º ano (do ensino fundamental) para que essas crianças tivessem uma aprendizagem adequada”, cita o deputado. Esse modelo foi se expandindo para o 3º, 4º e assim, sucessivamente, até o 9º ano e o programa gerou uma necessidade de mudança nas estruturas das escolas, capacitação dos professores e, inclusive, na melhoria salarial dos educadores.

“Não é atoa que o Estado do Ceará tem hoje o melhor plano de cargos e carreiras do magistério público do País no ensino médio, que é consequência da compreensão da valorização e capacitação dos nossos professores”, informa Elmano.

Outro destaque apontado pelo parlamentar foi que o Estado saiu de zero para 60% das escolas em tempo integral. O ex-governador Camilo Santana e a professora Izolda Cela reservaram o dinheiro do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para, em quatro anos, atingir 100% das escolas. Um dos principais avanços desse modelo foi o colocar uma figura que trabalha junto com o educador, um professor de turma, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem de cada uma das séries. A área da educação, ainda de acordo com Elmano, foi uma das que recebeu maior atenção e acolhimento. “E este acompanhamento gerou a necessidade de mudança das estruturas das escolas, da capacitação dos professores”, diz.

O deputado diz não ter dúvidas que Izolda, enquanto vice-governadora de Camilo Santana por 7 anos e 3 meses, conhece de perto todos os percalços do Estado, sobretudo na saúde. Ele cita que a gestora participou da divisão do Ceará em cinco regiões de saúde, ajudou na construção do Hospital Regional de Quixeramobim, concluiu-se o Hospital de Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, está sendo construído o hospital da Universidade Estadual do Ceará, com mais de 600 leitos.

Izolda Cela também vivenciou, junto ao ex-governador Camilo, o investimento na melhoria salarial dos policiais militares do Ceará. “Pela primeira vez, estão na média ou acima da média do Nordeste”, cita. A governadora auxiliou ainda na elaboração da lei de promoções para os policiais. “Não há nenhuma lei de promoções parecida com a dos PMs do Ceará”, avisa. Outro investimento que Izolda Cela ajudou a elaborar foi o do Ceará Credi, feito para microempreendedores individuais, agricultores, trabalhadores autônomos e pessoas desempregadas com empréstimos entre R$ 500 e R$ 5 mil, sem a cobrança de juros.  

Se Izolda enquanto secretária da Educação pode se tornar governadora, não há razão para que ela não se candidate a esse posto. O segundo ponto, ainda de acordo com Elmano de Freitas, é que os deputados entendem que ela tem, sim, o direito de disputar a reeleição. “O governador (Camilo Santana) disputou reeleição. Então ela também tem o direito de disputar. Pesquisas internas apontam que a nossa aliança unida, com o apoio do Cid, com o apoio do Camilo, com o apoio do Lula, tem possibilidade de vencer no primeiro turno”, informa.

O deputado lembra que não há motivações políticas, administrativas nem há argumento do ponto de vista eleitoral. “Ela já foi testada como gestora e apresentou um trabalho excepcional”, avisa.

Mulher na política

A governadora Izolda Cela tem o direito legítimo de se candidatar à reeleição. Na fala da deputada Augusta Brito (PT), procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, tem relação com o legado que a gestora deixou ao Ceará. Segundo ela, além de ter sido a primeira mulher a governar o Estado, Izolda Cela demonstrou capacidade e parceria com o ex-governador Camilo Santana, mostrando-se como protagonista em diversas situações.

“Não deixa de ser uma violência política, porque não existe uma justificativa para que ela não seja candidata. A candidata que unifica, que tem competência e que está no governo”, aponta Augusta. Um dos projetos feitos durante a gestão que a deputada destaca foi a Casa da Mulher Cearense, no Cariri, no Sul do Estado, e em Sobral, na Região Norte. Teve a participação efetiva da Izolda e reúne a delegacia especializada, juizado especializado na vara de violência doméstica familiar, Ministério Público do Ceará, Defensoria Pública e uma equipe multiprofissional, com psicólogos e assistentes sociais.

O grande diferencial da Casa da Mulher Cearense é a humanização do atendimento e a acolhida dessas mulheres. Para evitar a revitimização e que, com isso, ela sofra toda a violência ao contar suas histórias, toda a equipe de acolhimento está presente em um só local. “Existe ainda um Núcleo de Autonomia Econômica, que funciona dentro da Casa da Mulher Cearense, proporciona vários cursos de capacitação”, diz e complementa que uma das razões pelas quais as vítimas voltam a viver com os agressores é a questão financeira. “Na Casa da Mulher elas ganham autonomia e isso só pode ter sido pensado por uma mulher”, finaliza. 

Confira lista de deputados que assinaram Carta de apoio a Izolda

João Jaime (PP)
Leonardo Pinheiro (PP)
Zezinho Albuquerque (PP)
Bruno Pedrosa (PDT)
Jeová Mota (PDT)
Osmar Baquit (PDT)
Oriel Nunes(PDT)
Romeu Aldigueri (PDT)
Salmito (PDT)
Tin Gomes (PDT)
Acrísio Sena (PT)
Augusta Brito (PT)
Elmano de Freitas (PT)
Fernando Santana (PT)
Júlio César (PT)
Moisés Braz (PT)
Nizo Costa (PT)
Agenor Neto (MDB)
Audic Mota (MDB)
Daniel Oliveira (MDB)
Davi de Raimundão (MDB)
Leonardo Araújo (MDB)
Nelinho (MDB)
Gordim Araújo (PSDB)
Manoel Duca (REPUBLICANOS)
Silvio Nascimento (PATRIOTA)
Carlos Felipe (PCdoB)
Walter Cavalcante (PV)

Leia carta completa aqui

Edição: Camila Garcia