Pernambuco

Eleições

Lula visita local onde nasceu, no interior de Pernambuco, e renova compromisso com o semiárido

Ex-presidente iniciou sua passagem por Pernambuco visitando uma réplica da casa onde nasceu, seguido de ato público

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Lula discursou para uma multidão em Garanhuns, sua cidade natal, no semiárido pernambucano - Ricardo Stuckert

Nesta quarta-feira (20) Lula deu início a sua visita por Pernambuco no local onde tudo começou. Na região Agreste do estado, o petista foi à réplica da casa onde viveu até os 4 anos, na zona rural de Caetés. No início da tarde, em Garanhuns, uma multidão acompanhou o ato político realizado na Arena 177. Em seu discurso, garantiu retomada do desenvolvimento e reafirmou o apoio à candidatura de Danilo Cabral (PSB) para o Governo de Pernambuco.

O avião do petista chegou por volta das 10h a Garanhuns, na região Agreste do estado, e seguiu direto para visitar a réplica da casa onde viveu seus primeiros anos, na zona rural. A reconstrução da casa foi financiada pelo PT de Pernambuco e acompanhada de perto por Heraldo, primo do ex-presidente que segue vivendo no local. Lula também foi presenteado com uma miniatura da casa.

Leia: Disputa pelo lulismo vai definir a eleição em Pernambuco, avalia cientista política

Como Marília, Danilo e demais deputados pernambucanos votaram questões importantes em Brasília?

Já se aproximava das 14h quando Lula iniciou seu discurso para grande público em Garanhuns. O ex-presidente mencionou a condição do povo nordestino antes de 2003. “A seca é um fenômeno da natureza, mas ninguém precisava passar fome com a seca. A fome acontece pela falta de vergonha de quem governa e não faz pela população”, disse Lula no semiárido pernambucano. A região Agreste é a que mais sofre com a escassez de água.

Ao discursar sobre a situação econômica do país, o petista disse que defende o pobre, mas não defende a pobreza. “Eu sou contra a pobreza. Eu quero é que todo mundo viva bem, coma bem, tenha as coisas que querem ter. Por que uns podem ter tudo e outras não têm nada?!”. Ele também lembrou uma lição da sua mãe e que levou para as disputas políticas. “Eu aprendi com Dona Lindu, que dizia ‘meu filho, nunca abaixe a cabeça, porque os ricos colocam uma cangalha e você nunca mais levanta’”.


Réplica da casa onde nasceu e viveu seus primeiros anos foi construída próximo ao local da original, na zona rural de Caetés / Ricardo Stuckert

Lula também citou que, diferente de outros ex-presidentes, não tinha a opção de ir morar no exterior após seus oito anos no Planalto. “Alguns vão pra Paris, outros pra Londres, outros para os Estados Unidos. Mas eu tinha que voltar a morar na mesma casa, na frente do sindicato. Então eu tinha que resolver o problema do povo”, disse o petista, reafirmando compromissos com a melhoria da vida da população.

Lula também prometeu retomar o programa Minha Casa Minha Vida, extinto por Bolsonaro e substituído pelo Casa Verde-Amarela. “Pois vocês vão me colocar de volta lá, eu vou refazer o Minha Casa Minha Vida e vocês vão pintar suas casas da cor que quiserem, porque este país é multicolorido e cabe todas as cores”, brincou. Sobre o pacote de auxílios criado por Bolsonaro, com prazo de validade até dezembro, Lula disse para a população “pegar o dinheiro e depois dar uma banana para ele”.


Visita de Lula a Pernambuco começou por Garanhuns, onde o petista nasceu / Ricardo Stuckert

Ante os ataques de Bolsonaro ao processo eleitoral, Lula disparou que “se teve alguma vez que a urna eletrônica permitiu que o ‘roubo’ prevalecesse, foi em 2018, quando ele ganhou por causa de ‘fake news’”, provocou. O pré-candidato do PT também reafirmou o compromisso de combater o garimpo ilegal e o excesso de agrotóxicos na agricultura. “O Brasil precisa de vocês. Nós aqui em cima [do palco] somos só os representantes”, convocou.

“O PT tem um compromisso com o PSB”

Já no início do discurso Lula afirmou o compromisso com a eleição do deputado federal Danilo Cabral para o Palácio do Campo das Princesas. “Eu vim aqui para dizer uma frase: eu tenho candidato a governador no estado de Pernambuco, que é o companheiro Danilo Cabral”, disse o petista. E emendou. “Eu não confundo minha relação pessoal com a minha relação política”, em clara referência à boa relação que mantém com a ex-petista Marília Arraes (SD), também pré-candidata ao Governo do Estado. Lula afirmou que eleger Danilo é necessário para “criar base, construir uma coalizão”.


Com desgaste de 16 anos a frente do Governo, PSB está dependente do lulismo na disputa deste ano / Comunicação PSB

Leia também: Apesar de “bancada bolsonarista”, PP fica na Frente Popular em Pernambuco

Imprensados por adversários, candidatos de direita têm dificuldade de fechar chapas em PE

Agenda

O ex-presidente Lula (PT) chegou a Pernambuco na noite desta terça-feira (19), tendo desembarcado no Recife, onde foi recebido pelo presidente estadual do PT, o deputado Doriel Barros, além do deputado Carlos Veras (PT) e os pré-candidatos da Frente Popular ao Senado, Teresa Leitão (PT), e ao Governo do Estado, Danilo Cabral (PSB).

Ainda na tarde desta quarta Lula vai a Serra Talhada, onde participa de ato público a partir das 17h na antiga Estação Ferroviária do município. Em seguida o petista retorna ao Recife. Na manhã desta quinta, Lula participa de encontro fechado com artistas e produtores culturais no Teatro do Parque. Em seguida almoça na casa de Danilo Cabral (PSB) e, no fim da tarde, novo ato público, agora no Chevrolet Hall, a partir das 17h.


O cantor Josildo Sá presenteou Lula com uma rede fabricada em Tuparetama / Comunicação PSB

Edição: Rani de Mendonça