Minas Gerais

ARTE

Comitê Popular de Luta Casa Branca, em Brumadinho, realiza café coletivo neste sábado (30)

Atividade, que é gratuita, conta com a “Mesa da Thereza”, que oferece quitutes e diálogos sobre o futuro do país

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
"Proporcionar momentos em que a gente possa conviver, sair das nossas bolhas, que possamos debater, conversar, é importante." - Arquivo/ Mesa de Thereza

Neste sábado (30), acontece em Casa Branca, no município de Brumadinho, uma edição da “Mesa da Thereza”, projeto que promove um café da manhã coletivo com quitutes e diálogos sobre a situação política do país e caminhos para melhorá-la. A ação é organizada pelo Comitê Popular de Luta do local e começa às 10h. 

“Mesa da Thereza”, que existe há mais de 12 anos, é uma intervenção da artista plástica e professora Thereza Portes, com objetivo de promover o convívio com a diversidade ao redor de uma mesa de café. 

“No momento a gente está sendo privado de tudo, dos nossos direitos. Então, proporcionar momentos em que a gente possa conviver, sair das nossas bolhas, que possamos debater, conversar, é importante. É necessário ter esperança de mudar”, relata.


Além da comida, que é compartilhada pelos próprios participantes, a intervenção oferece uma toalha para as pessoas bordarem seus pensamentos e anseios para o Brasil. / Foto: Arquivo - Mesa de Thereza

“Os bordados existem desde 2010. Tem coisas de quando tiraram a Dilma, tem ‘Fora Temer’, copa de 2013, coisas sobre reforma agrária... É uma toalha que tem história e movimento”, conta Thereza. 

Segundo ela, os bordados que acontecem durante a atividade também buscam dar visibilidade aos personagens presentes nas cidades, aqueles que convivem no espaço público, nas ruas, em comunidades quilombolas e nos movimentos sociais. 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Sobre o projeto 

A mesa de Thereza é um projeto permanente do Laboratório Undió de Intervenções, localizado na Rua Padre Belchior, no Centro de Belo Horizonte, e itinerante no restante do Brasil. Nos últimos 12 anos, foram inúmeras histórias de cafés na rua, servidos em mesas com dez metros de comprimento e mais de 700 xícaras doadas por moradores da capital.

Em Belo Horizonte, a mesa também acontece em meio a manifestações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em protestos de rua e também em festivais e festejos populares, como a Festa de Pai Benedito do Quilombo Manzo. 

“Os movimentos sociais me convidam porque acreditam na mesa como um lugar de afeto e que questões podem ser discutidas ali”, conta.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Serviço:

“Mesa da Thereza” 

Local: Praça São Sebastião, em Casa Branca (Brumadinho)

Horário:  das 10h às 13h

"Tenda da Esperança"

Oficina "Esperançar", que contará com  17 bordadeiras e serão oferecidas linhas, agulhas e tecidos. 

Local: Praça São Sebastião, em Casa Branca (Brumadinho)

Horário: das 10h às 14h 

Atividades gratuitas e abertas ao público

Edição: Larissa Costa