Rio Grande do Sul

RETROCESSO

Revogação da Lei de paridade de gênero em nomeação de ruas vai a votação em Lagoa Vermelha (RS)

Sessão está marcada para a próxima segunda-feira (1º) na Câmara Municipal da cidade

Brasil de Fato | Lagoa Vermelha |
Antes da Lei, mais de 70% das ruas de Lagoa Vermelha possuíam nomes de homens, dado que escancara a desigualdade de gênero nas homenagens - Foto: Divulgação

Projeto que propõe fim da paridade entre homens e mulheres na nomeação de ruas da cidade de Lagoa Vermelha, localizada no interior do RS, pode ser votado em sessão na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (1º). O pedido de revogação é de autoria do vereador Luiz Carlos Kramer (PP) e é considerado sem fundamento pela oposição.

O vereador Valdir de Biasi Pomatti (PTB) se manifestou contrário à revogação da Lei que respeita a alternância e proporcionalidade de gênero. "Não entendo por que este projeto voltou a ser discutido. Hoje 75% das ruas têm nomes de homens. Sou totalmente contra e meu pensamento é este. Não vejo necessidade nenhuma em alterar o projeto. Vou votar contrário, com certeza. Precisamos evoluir e não retroceder", enfatizou. 

:: Vereador do PP tenta derrubar Lei da alternância de gênero nas nomeações de ruas ::

Em 2018, foi aprovada a Lei nº 7408, que dispõe sobre a alternância de gênero nas nomeações das ruas do município de Lagoa Vermelha. Elaborada pela vereadora Márcia do Carmo (PSB), o objetivo era instituir que cada homenagem em nome de rua ou espaço público com nome masculino, o subsequente teria de ser feminino.

Paridade de gênero

De acordo com um levantamento realizado em 2016 pela agência P&P, havia uma contrastante desigualdade de gênero nas nomeações das ruas. Na época, 420 ruas de Lagoa Vermelha recebiam nomes de homens e apenas 29 homenageavam mulheres. Desde a implementação da Lei de paridade de gênero, 18 vias já receberam nomes de mulheres na cidade. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira