Pernambuco

RÁDIO

Encarceramento em massa das mulheres negras é destaque no Prosa e Fato

As prisões brasileiras apresentam a quarta maior população carcerária feminina do mundo, 62% delas são negras

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

O encarceramento feminino apresenta alta de 2006
O encarceramento feminino apresenta alta de 2006 - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A questão do encarceramento feminino é algo que precisa ser olhado com bastante atenção no Brasil, sobretudo diante dos dados que apontam que as prisões brasileiras apresentam a quarta maior população carcerária feminina do mundo, com cerca de 42 mil mulheres presas segundo o levantamento de Informações Penitenciárias (INFOPEN), desse total 62%  delas são  negras.

Ainda segundo o INFOPEN Mulheres, a grande maioria das mulheres privadas de liberdade no Brasil (cerca de 62%) estão presas por acusação de crimes relacionados ao tráfico de drogas, entre 2000 e 2016 o encarceramento de mulheres cresceu 656% um aumento de quase 7 vezes em 16 anos. A avaliação de especialista é de que trata-se de um encarceramento em massas de mulheres, sobretudo negras.

Nossas convidadas são Alane Pereira, sobrevivente do cárcere e do coletivo Liberta Elas e Carina Acioly, advogada criminalista e Vice-Presidenta da Comissão Especial de Segurança Pública da OAB/PE.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 

Edição: Vanessa Gonzaga