Rio Grande do Sul

PREVENÇÃO

Postos de saúde do RS iniciam campanha de vacinação para crianças e adolescentes

Vacina contra a poliomielite é para crianças menores de 5 anos e multivacinação para menores de 15 com doses atrasadas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Vacina contra poliomielite é aplicada em forma de gotinhas em crianças entre ume quatro anos - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Iniciou hoje (8) a Campanha Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes nas unidades de saúde do país. A campanha de multivacinação visa atualizar a caderneta de vacinação de jovens de até 15 anos incompletos não vacinados ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro. Já a campanha de vacinação contra a poliomielite é para crianças menores de cinco anos.

A população gaúcha já pode se dirigir aos postos de saúde de seu respectivo município. É necessário apresentar documento de identificação como foto, cartão do SUS e Carteira de Vacinação ou Caderneta de Saúde da Criança. Segundo o ministério, a partir dos três anos de idade, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.

A campanha segue até o dia 9 de setembro e o Dia D de mobilização nacional está programado para 20 de agosto. 

Prevenção

A meta da vacinação contra a poliomielite tem a meta de imunizar 95% das crianças menores de cinco anos. Com a ocorrência de casos mundiais de poliomielite, e considerando a baixa cobertura vacinal, há risco de o vírus da doença voltar a circular no país.

Já a multivacinação não prevê meta, mas vai oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações ao maior número possível de pessoas. O objetivo é melhorar as coberturas vacinais no país, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis e melhorar a cobertura vacinal contra sarampo e febre amarela em áreas com risco de transmissão da doença.

Procure seu posto de saúde

A Prefeitura de Porto Alegre informa que a vacinação estará disponível em 123 unidades de saúde. Caxias do Sul informa que estendeu os horários de atendimento das salas de vacina do município. Em Pelotas, a aplicação está disponível em todas as unidade de saúde além de outros locais informados pelo executivo. Uruguaiana também terá aplicação em todas as unidades e na Sala de Vacina. Em Canela são cinco unidades de saúde realizando a vacinação. Consulte a prefeitura de sua cidade para informações sobre horários e locais de vacinação.

“É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos abrir as portas para doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, disse a enfermeira Magali Dell Valle Cavinatto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Canela.

Conforme o Ministério da Saúde, estão disponíveis para adolescentes as vacinas: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Já para crianças, são os seguintes imunizantes:  Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira