Paraná

Tecnologia

Câmara de Curitiba aprova mecanismo de alerta contra sequestro de crianças e adolescentes

Objetivo é que tecnologia ajude na elucidação dos casos com mais rapidez

Curitiba (PR) |
Projeto foi aprovado com unanimidade, nesta quarta (14) - Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Foi aprovado na Câmara de Curitiba, nesta quarta (14), o projeto de lei que cria o Alerta para Resgate de Pessoas (ARP), uma tecnologia que deve ajudar na elucidação rápida de casos de desaparecimentos, raptos ou sequestros de crianças e adolescentes. O projeto foi aprovado com unanimidade e segue, agora, para sanção ou veto do prefeito Rafael Greca (DEM).

De acordo com o projeto, o ARP seria formado por uma rede digital de comunicação em Curitiba, integrando o poder público e a sociedade civil. Os órgãos municipais transmitiriam o alerta a seus servidores e em seus canais de comunicação. Também é prevista a parceria com a imprensa local, para a rápida divulgação das notícias de desaparecimento, rapto e sequestro de crianças e adolescentes.

O disparo do alerta, após o registro do desaparecimento na Polícia Civil, seria feito por um órgão da Prefeitura de Curitiba, a ser definido pelo próprio Executivo. A divulgação ocorreria no prazo de 72 horas, caso não seja resolvido antes.

A proposta é inspirada no sistema estadunidense Alerta Amber (America's Missing: Broadcast Emergency Response), implantado após o rapto e assassinato da menina Amber Hagerman, de nove anos, no Texas, em 1996. Quando uma criança ou adolescente é raptado, são enviadas mensagens por celular para a população e transmitidos alertas nos meios de comunicação.

*Com informações da Câmara de Curitiba.

Edição: Lia Bianchini