Minas Gerais

Coluna

Crônica | Meio-dia: a revolução permanente

Imagem de perfil do Colunistaesd
De repente, chegam seis garotas panfletando sobre a abertura de uma nova igreja evangélica nas quebradas das quebradas - Foto: Rovena Rosa
- Perigoso? Tudo é perigoso. Viver é perigoso

O sol era de rachar mamona. A quebrada era da quebrada da quebrada. Onde Judas perdeu as botas. Pra lá de onde o vento faz a curva. O deserto do Saara era mais animador que as ruas dessa quebrada. Dava para fritar um ovo no asfalto.

O ônibus passa numa poeira de dar inveja aos sambas-enredo comandados por Joãosinho Trinta na saudosa Sapucaí.

O papo na esquina era sobre as próximas eleições e como o povo das quebradas pagou o “pato” com esse governo atual: mortes por covid, desemprego e inflação. O preço do arroz, feijão, gasolina.   

De repente, chegam seis garotas panfletando sobre a abertura de uma nova igreja evangélica nas quebradas das quebradas. Eram educadas, gentis e uma fala mansa.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

- Boa tarde! Aleluia, meus irmãos. Quero fazer um convite pra vocês, com licença. Vamos inaugurar uma igreja no próximo sábado. Além da palavra de Deus, teremos um louvor da juventude e uma pequena confraternização. Leva sua família. Será um culto da prosperidade.

Alguns detalhes me chamaram a atenção: aquelas garotas não eram daquele lugar. Nunca as vi por ali.  A bolsa de quase todas era de marca famosa e muito cara. E uma delas olhava fixamente para as minhas mãos. Deve ter ficado intrigada com o livro que segurava. Indo embora ela fala:

- Esse pensador aí fala sobre guerra cultural. Sobre o conceito de uma hegemonia do pensamento progressista. Da revolução permanente. Ele é muito perigoso.

Dei uma risada e soltei uma:

- Perigoso? Tudo é perigoso. Viver é perigoso. Esse panfleto seu pode ser perigoso.

O silêncio foi longo.

Rubinho Giaquinto é covereador da Coletiva em Belo Horizonte.

--

Este é um artigo de opinião e a visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

:: Leia outros artigos da Coluna de Rubinho Giaquinto ::

Edição: Elis Almeida