Pernambuco

CINEMA

Primeiro longa de animação de Pernambuco, “Além da lenda” reúne contos do folclore brasileiro

Com mensagem que reforça a importância da cultura nacional, filme tem uma criança como protagonista

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O filme - Além da Lenda, é uma expansão numa aventura inédita dos personagens que foram apresentados ao público a partir da série de televisão - Divulgação

A trama do primeiro longa-metragem de animação pernambucana mostra de forma divertida as lendas do folclore brasileiro, sendo controladas por vilões estrangeiros e tendo como protagonistas as crianças. No filme “Além da lenda”, o garoto Lucas ajuda personagens do folclore nacional a se protegerem de uma ameaça famosa aqui no Brasil, o Halloween.

Lendas como Comadre Florzinha, Negrinho do Pastoreio e Curupira fazem parte do filme e já vinham sendo trabalhados na série Além da lenda, como explica o produtor executivo do longa, Ulisses Brandão.

“O filme - Além da Lenda, é uma expansão numa aventura inédita dos personagens que foram apresentados ao público a partir da série de televisão. A série buscou lendas e mitos brasileiros das três origens, tanto indígena, como africana e europeia e das regiões do Brasil, então tem do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. Então, tentamos fazer e obviamente mesclar um pouco as lendas mais conhecidas como a Cuca, o Curupira, com outras menos conhecidas como o Vaqueiro Misterioso, o Chibamba. Tentamos equilibrar para apresentar esses personagens para o público” explica Ulisses.

Leia: Saci x folclore

O filme envolve um Livro Sagrado, que reúne todas as histórias do folclore nacional, e só é revelado, uma vez por ano, em 31 de outubro, que é o Dia do Saci. Mas, o que não se esperava é que um trio que simboliza o Halloween vem para o Brasil com a intenção de dominar as nossas lendas e roubar o livro, que acaba caindo nas mãos do personagem Lucas.

“Lucas é uma criança normal, só que ele não conhece o folclore e quando cai esse livro para ele, ele passa a ser perseguido pelo Trio Halloween e então as lendas, para recuperar o livro, também começam a protegê-lo e fica essa caça ao livro ao longo do filme e ele vai conhecendo essas lendas e vai entendendo como é legal”, explica o produtor.

Leia: China comemora o Festival da Lua a partir do dia 21

De forma acessível e bem divertida, o filme conscientiza as crianças da importância das lendas nacionais. “A função do Além da Lenda como um projeto, quando pensamos no começo foi justamente isso, tornar o folclore acessível a uma geração de crianças e adolescentes que cresceram no universo dos super-heróis, no universo das sagas estelares, são crianças que estão habituadas desde muito novos a essa dinâmica, essa narrativa muito ágil”, evidencia Ulisses.

Leia: Com mistura de trap e pop, Lua Zanella lança clipe com figuras do folclore brasileiro

O longa-metragem Além da lenda segue em exibição nos cinemas em todo país. Ficou com vontade de assistir? Acesse as redes sociais do filme: @alemdalendaanimacao e confira se a exibição está na sua cidade.

Leia: Das travessuras à proteção da natureza: crianças falam sobre importância do Saci no Radinho BdF

Edição: Vanessa Gonzaga