Minas Gerais

RESISTÊNCIA

Setembro é mês de luta das pessoas com deficiência; em MG, acontecem ações de visibilidade

Preconceito e dificuldade de acesso a direitos básicos ainda fazem parte do cotidiano de PCDs

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Marcelo Camargo - Agência Brasil

Celebrado nesta quarta, 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PCD) tem o objetivo de provocar debates sobre acessibilidade, visibilidade e inclusão. A data é comemorada desde 1982 e, mesmo assim, PCDs ainda enfrentam uma série de dificuldades em Minas Gerais.

Dados do Censo Demográfico de 2018 indicam que, no Brasil, existem aproximadamente 13 milhões de PCDs. Já a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, demonstrou que, naquele ano, 9,5% da população mineira possuía algum tipo de deficiência.

Mesmo sendo parcela expressiva da população, Luísa Camargos, mineira e a primeira pessoa com síndrome de Down formada em relações públicas no Brasil, conta ao Brasil de Fato MG que a falta de informação e o preconceito são algumas barreiras enfrentadas pelas PCDs.

“É preciso lembrar a sociedade que nós devemos ser respeitados, temos o direito de ocupar todos os lugares e sermos valorizados. A principal dificuldade é a falta de conhecimento da sociedade, existe um pré-julgamento das nossas capacidades e necessidades”, relata.

Integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ana Paula Siqueira (Rede) acredita que é preciso mais políticas públicas que promovam a inclusão e o acesso a direitos.

“Em Minas, temos o desafio de assegurar às PCDs o exercício pleno da cidadania. O acesso a direitos básicos, como saúde, educação e trabalho, ainda é muito desafiador”, conta.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A deputada ainda destaca que aqueles que conseguem acesso ao mercado de trabalho, por exemplo, seguem enfrentando desafios. “Menos de 10% dos profissionais que têm algum tipo de deficiência ocupam postos de liderança”, relata.

Neste ano, o tema foi eleito prioritário pela comissão na ALMG e protagonizou debates na edição do Assembleia Fiscaliza.

Ana Paula destaca que outro desafio em Minas, é avançar nas políticas de acesso e permanência nas instituições de ensino. “Para que a rede de ensino esteja apta para acolher e garantir o efetivo aprendizado das crianças e jovens com deficiência”, conclui.

Ações de visibilidade

Podcast

Em sua terceira edição, a nova temporada do podcast Inclusive Luísa vai ao ar nesta quarta-feira (21). A série é conduzida por Luísa Camargos e recebe, semanalmente, um novo convidado.

A partir das narrativas sobre trajetórias de pessoas com deficiência e ativistas da causa, a iniciativa tem o objetivo de construir vínculos com a temática, desconstruir preconceitos e sensibilizar para a inclusão.

Entre os temas abordados nas entrevistas, aparecem com ênfase a acessibilidade, a mobilidade urbana, a mobilização social e a prática de esportes.

O podcast Inclusive Luísa está disponível nas plataformas digitais e no Youtube.

Belo Horizonte

Na capital mineira, desde 2017, a prefeitura estendeu a programação do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência para todo o mês de setembro. Neste ano, são mais de 60 atividades com objetivo de ampliar a visibilidade da luta das PCDs.

Nesta quarta (21), a programação conta com um evento sobre empregabilidade para pessoas com deficiência, das 8h às 19h, no Centro Universitário UNA BH.  Às 19h45, como parte das atividades do Festival Acessa BH, será transmitido o espetáculo "Só se fechar os olhos", pelo Youtube.

Confira a programação completa neste link.

Contagem

Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a prefeitura realiza, até o dia 24 de setembro, a “Semana municipal da pessoa com deficiência”.

Com o tema “Rompendo barreiras, fortalecendo a inclusão”, a programação conta com rodas de conversa, tribunas livres, seminários, exposições, debates e atividades de lazer.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Com o evento, o município busca refletir sobre quais são e como superar as barreiras que dificultam a participação social das pessoas com deficiência em Contagem.  Confira a programação completa neste link.

Juiz de Fora

Na Zona da Mata mineira, Juiz de Fora também promove, até o dia 30 de setembro, ações em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

A programação foi construída pela prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), e tem o objetivo de auxiliar na elaboração de políticas e diretrizes voltadas para a inclusão de PCDs.

Na quinta (22), às 15h, acontece uma palestra conduzida por quatro Centros de Atendimento Educacionais Especializados do município. A programação completa você confere neste link.

 

Edição: Larissa Costa