Rio de Janeiro

ACESSIBILIDADE

Show com preço popular celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Espetáculo "O Som do Invisível" acontece na Tijuca e terá tradução em libras e audiodescrição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Sara Bentes é deficiente visual e traz em suas músicas a importância de as pessoas com deficiência estarem inseridas no cenário musical - Divulgação

Nesta quarta-feira (21), em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a cantora e compositora Sara Bentes, junto com sua banda, realiza o show “O Som do Invisível”, no Centro da Música Arthur da Távola, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. A apresentação contará com tradução em libras, audiodescrição e preço popular.

Sara Bentes é deficiente visual e traz em suas músicas a importância de as pessoas com deficiência estarem inseridas no cenário musical, além do combate ao preconceito ainda existente na cultura.

“Esse show, além de celebrar a diversidade e o gigantesco potencial humano, fala de tudo aquilo o que não podemos ver, mas sentir. Fala do essencial, dos desejos invisíveis que nos movem, das cores e texturas dos pensamentos e emoções que nos conectam, e tudo mais o que pode ser transformado em música, essa linguagem universal maravilhosa e invisível aos olhos”, explica a cantora.

O show possui também o objetivo de ser referência na valorização de artistas com deficiência e mostrar a importância de haver mais acessibilidade em produções audiovisuais.

O cenário foi desenhado através da iluminação cênica para traduzir, através das luzes, o que não pode ser visto, mas sim sentido, levando ao público a ideia de que a vida vai muito além do que se pode ser.

O iluminador responsável pela criação do cenário do show, Felipe Medeiros, afirma que “a música da Sara emana a beleza das sensações vividas em várias situações, como sentir o sol da manhã, se arrepiar com sons ou se deliciar com cheiros, coisas que muitas das vezes passam despercebidas”. 

Para Felipe, “ouvir as músicas de Sara e poder refletir e sentir essas maravilhas da vida foi essencial para a concepção dessa luz. Busquei expressar as emoções de cada canção com sensações, movimentos e cores”.

O projeto é realizado através do edital Retomada Cultural RJ2 e tem apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Serviço

Data/ Local: 21/09 - Centro da Música Arthur da Távola

Endereço/ Hora: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca / 20h

Valores: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

Edição: Jéssica Rodrigues