Minas Gerais

PROTAGONISMO

Festival Acessa BH discute representatividade de pessoas com deficiência

A programação acontece em formato híbrido e conta com 50 atividades virtuais e presenciais na capital mineira

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Luisa Zucchi - Kiua Matamba

Em sua segunda edição, o Festival Acessa BH dá protagonismo às pessoas com deficiência em rodas de conversa, debates, atividades culturais e oficinas. O festival é gratuito e acontece até o dia 31 de outubro, com programação em formato híbrido, com as atividades virtuais e presenciais em Belo Horizonte. 

Laís Vitral, idealizadora do evento, conta que o Acessa BH é um evento para que todos possam discutir sobre inclusão e acessibilidade na vida cotidiana. “O público alvo é abrangente, a população em geral, com e sem deficiência, de todas as classes sociais, idades, gêneros e localidades”, comenta. 

Ela ainda conta que programação oferece apresentações artísticas, com recursos de acessibilidade para o público, e apresentações presenciais, com acessibilidade física, libras e audiodescrição. Ao todo, são 50 atividades diversificadas. 

“Não é comum vermos as pessoas com deficiência em posição de destaque e, no caso das artes, isso é muito claro”, diz Laís. “Não dá mais para ignorar a diversidade e é preciso representá-la nas telas e nos palcos”, completa. 

Programação presencial em BH

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi - Teatro Raul Belém Machado
21/10, sexta-feira, às 20h - Caixa Preta - Sapos e Afogados
22/10, sábado, às 10h e às 16h - Lágrimas da Floresta - Cia Ananda - Espetáculo sensorial - Capacidade reduzida: 40 crianças por sessão (7 a 14 anos)
23/10, domingo, às 19h - Ave - Cia Ananda e Sapos e Afogados (estreia)
Atividades seguidas de roda de conversa com artistas

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada apresentação. Classificação indicativa livre.

Mais informações e a programação online do evento podem ser acessadas aqui. 
 

Edição: Larissa Costa