Minas Gerais

PRESERVAÇÃO

MG: no dia de homenagem ao São Francisco, manifesto chama a atenção para o cuidado com o rio

Carta enfatiza importância das eleições presidenciais para a preservação da natureza

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Crédito - Conselho Pastoral dos Pescadores MG

Em Minas Gerais, em referência ao dia de homenagem ao Rio São Francisco, foi lançado nesta terça-feira (4) o manifesto "4 de outubro: pela democracia e pelos direitos do Rio São Francisco".

A iniciativa é da Articulação Popular São Francisco Vivo, em parceria com o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, e tem o objetivo de chamar a atenção da população para o cuidado com o rio.

“O histórico emblemático do Rio São Francisco revela o quanto está sofrendo: entre 1985 e 2020, em 35 anos, perdeu 50% de sua superfície de água, segundo o MapBiomas”, enfatiza o documento.

Entre os fatores que levaram ao agravamento da situação, os signatários do manifesto destacam a utilização desenfreada dos recursos naturais, com a construção de grandes empreendimentos, como barragens, indústrias e mineradoras, “com desmatamento, erosão dos solos e da biodiversidade”.

Posicionamento político

Além de destacar os impactos do avanço do capitalismo e da falta de cuidado com a natureza, o documento ainda afirma que as eleições presidenciais deste ano podem ser um divisor de águas para o Rio São Francisco e para outras riquezas naturais brasileiras.

Na avaliação dos signatários, além de ser de extrema direita, a gestão de Jair Bolsonaro tem práticas genocidas e ecocidas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“O que está em jogo não é apenas uma normal mudança de governo, mas a continuidade ou não da construção de outro caminho, sustentado em um projeto popular, de justiça e igualdade, que garanta os direitos humanos e reconheça os direitos da natureza”, destaca a carta.

Entre as consequências dessa política, o documento aponta os riscos às populações ribeirinhas e destaca que a defesa dos direitos das comunidades tradicionais e do Rio São Francisco traz benefícios para toda a sociedade.

“Esses povos sempre fizeram ecoar os gritos em defesa dos direitos do Rio São Francisco, entidade viva, o velho e belo chico, pãe e mãe do povo ribeirinho e de toda a vida na bacia hidrográfica”, afirma.

Para ler o manifesto completo, clique neste link.

Pescadores entregam cartografia social

Ainda nesta terça (4), a comunidade de pescadores de Canabrava, dos municípios de Ibiaí e Buritizeiro, no Norte de Minas, entregaram uma cartografia social da região do Rio São Francisco.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

O documento foi produzido em parceria com o Núcleo de Investigação Interdisciplinar Socioambiental da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e tem o objetivo de contribuir com a valorização da identidade e do território da comunidade.

Edição: Larissa Costa