Minas Gerais

Coluna

2º turno: vamos derrotar mais uma vez o ódio e a intolerância

Imagem de perfil do Colunistaesd
Crédito - Ricardo Stuckert
Precisamos acreditar em nós, na beleza que somos

Passados os primeiros dias de qualquer possível susto ao não vermos nossas expectativas realizadas com uma vitória no primeiro turno, é hora de recompor as nossas mentes e corações para continuar uma luta que não se inicia no nosso tempo.

Seremos a geração que irá derrotar mais uma vez o ódio e a intolerância que vem da formação do país e que configura as relações de poder que precisam serem enfrentadas.

O patriarcado, o racismo, a lgbtfobia se correlacionam ao ódio aos pobres, aos povos e comunidades tradicionais, a população nordestina, a diversidade religiosa e passeiam no imaginário e na prática social que nos configura enquanto nação. Mas sejamos flores, mais uma vez na chegada da primavera.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Nossa luta é feita por antepassados e descendentes daquelas e daqueles que constituíram quilombos, criaram resistência, deram parte de suas vidas na luta por pão, terra e trabalho. Pelas gerações que saíram às ruas, mesmo com todas as restrições para dizer não às ditaduras impostas em nosso país. De mulheres, negras e negros, de professoras e pedreiros que construíram as riquezas e morreram sem delas aproveitar.

Mas deixaram para nossa geração a responsabilidade de continuar a luta por reforma agrária, moradia, agroecologia, feminismo, pelo direito de viver. Temos conseguido um Congresso mais feminimo e feminista, de mulheres negras e indígenas. Resistimos mesmo com tantas barragens em risco, para dizer não ao modelo de nação que não cabe aos pobres.

É hora de esperançar, como ensina Paulo Frente, de lutar por noites vivas como ensina Lélia Gonzalez, de acreditar que a nossa luta coletiva nos trará um amanhã de liberdade parafraseando Rosa Luxemburgo.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Precisamos de todas e todos para que o Lula ganhe o segundo turno das eleições e consiga base social para governar.

Precisamos acreditar em nós, na beleza que temos, por sermos uma classe trabalhadora que resiste aos tempos, mantém a nossa diversidade e caminha pela alvorada para que as dificuldades de hoje seja substituída por um dia que venha nascer feliz.

Leonardo Koury Martins é assistente social, professor, conselheiro do CRESS-MG e militante da Frente Brasil Popular.

---

Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

---

:: Leia outros artigos de Leonardo Koury Martins em sua coluna

Edição: Elis Almeida