Minas Gerais

JORNADA

Reforçado por Papa Francisco, Dia Mundial dos Pobres terá série de atividades em Belo Horizonte

Igreja Católica realiza missas, almoços, reuniões e caminhada com a população em situação de rua

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Vincenzo PINTO - AFP

Pelo sexto ano consecutivo Papa Francisco convoca os cristãos a celebrarem o Dia Mundial dos Pobres, como data essencial para o calendário católico. Nesse ano, a efeméride acontecerá no dia 13 de novembro. Em uma mensagem divulgada pelo Vaticano, o pontífice defende o direito de todos terem uma vida digna e feliz.

“A experiência de fragilidade e limitação, que vivemos nestes últimos anos e, agora, a tragédia duma guerra com repercussões globais, devem ensinar-nos decididamente uma coisa: não estamos no mundo para sobreviver, mas para que, a todos, seja consentida uma vida digna e feliz”, preconiza Francisco.

Ações em Belo Horizonte

Inspirada pela mensagem, as 300 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte farão um calendário de atividades para marcar o Dia Mundial dos Pobres. Com o objetivo de acolher pessoas que estão em situação de rua e de pobreza, serão realizadas missas, almoços comunitários, prestação de serviços e uma caminhada, por exemplo.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Padre Júlio Amaral, Vigário Episcopal para a Ação Social, um dos organizadores das ações, reforça que os eventos trazem uma mensagem não apenas de caridade, mas da busca por transformar a vida de pessoas em situação de pobreza, inclusive com políticas públicas.

“Infelizmente, é uma realidade mundial diante da grande crise. A gente sente isso na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde aumentou muito o número de pessoas sem casa e as solicitações de ajuda que chegam a nós, de modo especial com relação a alimentação”, descreve padre Júlio. “Temos que pensar em estratégias para combater a pobreza”.

A Arquidiocese realiza ações permanentes de combate à fome. Para as festas de fim de ano, será reforçada a campanha Solidariedade em Rede, que recebe doações de cestas básicas em todas as paróquias da Região Metropolitana de BH e por transferência bancária: Veaspam - Banco do Brasil, agência 3494-0, Conta Corrente 26227-7, VEASPAM: 17.505.249/0280-80 ou pela chave pix 31997355225.

Programação

Em 13 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, acontece a Santa Missa, às 10h, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, bairro da Lagoinha. Seguida de um almoço comunitário.

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro serão organizados vivências e almoço, das 9h às 12h, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres. No dia 25, o Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental, juntamente com a Defensoria Pública, promovem um encontro com os moradores de rua, com a oferta de serviços, das 9h às 13h.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Já nos dias 18 e 25 de novembro será promovido um almoço solidário pela Ação “Dai-lhes vós mesmos de comer”, da Catedral Cristo Rei.

No dia 19 de novembro acontece uma Caminhada do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, na Lagoinha, até a Igreja São José, no centro. A manifestação encerra a Missão Arquidiocesano em Defesa da Vida da População de Rua, realizada pela Arquidiocese desde julho desse ano.

Edição: Larissa Costa