Rio de Janeiro

ARTE

No Rio, espetáculo gratuito de circo trata sobre opressões de gênero na sociedade capitalista

Apresentação começa neste sábado (12) na Areninha Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Espetáculo usa técnicas circenses da acrobacia, contorção, força capilar e parada de mão - Foto: Rodrigo Menezes

Um espetáculo que aborda a construção social dos papéis de gênero na nossa sociedade a partir do surgimento do capitalismo. Esse é o “Livre Acesso”, peça da companhia carioca Circo no Alto que faz circulação pela cidade do Rio de Janeiro nos meses de novembro e dezembro. 

A apresentação é dirigida e roteirizada por Natássia Vello e mostra que nem sempre fomos uma sociedade patriarcal, levando à cena a diversidade histórica dos corpos, de como eles foram subjugados, tolhidos e padronizados de acordo com as expectativas do capital. A encenação vai das bruxas medievais às personalidades contemporâneas que militam em prol dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Para dar voz aos temas, três acrobatas, Camila Krishna, Carol Costa e Rafael Garrido, debruçaram-se sobre suas experiências pessoais enquanto mulher, mulher negra e homem gay e criam uma pesquisa de linguagem a partir das técnicas circenses da acrobacia, contorção, força capilar e parada de mão. Às técnicas acrobáticas são incorporados movimentos inspirados em manifestações populares brasileiras como a capoeira e o funk, com o objetivo de reconhecer as raízes históricas de origem afro-brasileira pulsantes nos corpos dos artistas.


Elenco é composto por Camila Krishna, Carol Costa (no alto) e Rafael Garrido / Foto: Rodrigo Menezes

O espetáculo conta também com uma estrutura piramidal, desenvolvida pela diretora de arte Ianara Elisa, com cerca de quatro metros de altura e sustentada por três pilares, reforçando a tríade dos artistas em cena e trazendo em si simbolismos a respeito da pirâmide social, do masculino e feminino, da fogueira, da santíssima trindade, entre outros. 

A exibição começa neste sábado (12) na Areninha Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador, seguindo para a Lona Cultural Terra, em Guadalupe (26) e finaliza na Areninha Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador (2).

A peça tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura.

 

SERVIÇO

“LIVRE ACESSO”

Temporada: 04/11 a 02/12

Valor: gratuito

Duração: 55 minutos

Classificação Etária: livre

 

PROGRAMAÇÃO:

Arena Carioca Fernando Torres 04/11, às 11h e às 17h

R. Bernardino de Andrade, 200 - Madureira.

 

Areninha Carioca Renato Russo 12/11, às 16h

Parque Poeta Manuel Bandeira, SN - Aterro do Cocotá, Ilha do Governador.

 

Lona Cultural Terra 26/11, às 17h

 R. Marcos de Macedo, s/nº - Guadalupe.

 

Areninha Carioca Renato Russo 02/12, às 22h

Parque Poeta Manuel Bandeira, SN - Aterro do Cocotá, Ilha do Governador.

Edição: Jaqueline Deister