Minas Gerais

AUDIOVISUAL

“Minas vale mais”: série de vídeos mostra riquezas de Minas ameaçadas pela mineração

Produção está disponível gratuitamente na internet

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Reprodução - Minas Vale Mais

 Com o objetivo de dar destaque aos territórios mineiros ameaçados pela mineração, a série audiovisual “Minas vale mais” já está disponível no Youtube. 

Com vídeos que mostram a beleza e a importância de regiões ricas em água, biodiversidade e tradições populares, a iniciativa foi produzida em uma parceria entre movimentos socioambientais e o mandato da deputada federal Áurea Carolina (PSOL). 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

As serras da Gandarela e do Rola Moça são alguns territórios visados por grandes mineradoras para a construção de seus empreendimentos, cuja história é contada na série audiovisual. 

A produção também mostra a realidade do Serro, município mineiro com vasto patrimônio arqueológico, espeleológico e cultural e com forte presença de comunidades tradicionais. Mesmo sendo o primeiro sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Brasil, as mineradoras Herculano e Onix Mineração, com autorização do poder público local, tentam driblar a legislação e buscam o licenciamento para executar seus projetos na cidade. 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Em todos os casos, a série “Minas vale mais” enfatiza as fragilidades e a ausência de consulta à população nos processos de licenciamento ambiental, desrespeitando a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que determina a obrigatoriedade da consulta às comunidades tradicionais potencialmente impactadas pela construção de empreendimentos. 

Assista

Minas Vale Mais

 

Serra da Gandarela

 

Mário Campos

 

Serro

 

Edição: Larissa Costa