Minas Gerais

SEM ASSÉDIO

Evento organizado pelo Movimento Nossa BH abordou segurança das mulheres no transporte público

O evento busca avançar nas estratégias e políticas públicas contra o assédio

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Crédito - Getty Imagens

Com debate, filmes e apresentação de novos dados, o evento “Nossos corpos: combate ao assédio no transporte público em Belo Horizonte” aconteceu ontem (23), em Belo Horizonte. A ideia foi dar mais um passo na segurança das mulheres no metrô, nos ônibus e nos demais espaços que compõem o transporte público da capital mineira.

A programação contou com a exibição do documentário “7giras passageiras”, em que sete passageiras negras teceram relatos sobre a realidade abusiva e violenta à qual são cotidianamente expostas ao andar a pé, ao esperar por um ônibus à noite ou dentro do transporte público da capital. Além disso, houve também a exibição bônus dos videopoemas “Mãe de Russo APR” e “Retomada de Idylla Silmarovi”.

Ainda, aconteceu a apresentação da “Pesquisa de opinião e auditoria de segurança das mulheres”, desenvolvida no âmbito do Projeto Nossos Corpos. O evento foi organizado pelo Movimento Nossa BH.

No bate-papo durante o evento, estiveram presentes as vereadoras Iza Lourença (PSOL) e Bella Gonçalves (PSOL), a deputada federal eleita Duda Salabert (PDT) e a liderança cultural Cida Falabella.

“Sabemos todas, da urgência em desafiar os conceitos da mobilidade racista a partir de uma perspectiva que rompa com o postulado do silêncio, suposições de gênero e desautorização discursiva sobre a realidade da mobilidade de mulheres negras nas grandes cidades”, afirmou a organização do evento, relembrando a data de 20 de novembro que, além de ser o Dia Nacional da Consciência Negra, também foi o Dia de Combate à Violência de Gênero.

Edição: Larissa Costa