Distrito Federal

Orgulho

15ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Taguatinga levou milhares às ruas neste domingo (11)

Programação continua nos dias 17 e 20 de dezembro, ações são gratuitas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Parada coloriu Taguatinga com as cores da felicidade, da consciência e do respeito. - Foto: Rayara Toledo

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Taguatinga, segunda maior manifestação de Direitos Humanos da capital, voltou às ruas do Distrito Federal neste último domingo (11), após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19.

A concentração começou às 13h na Praça do Relógio, no centro da região administrativa, com muita festa e animação celebrando o tema desta 15ª edição que foi “VIVA COM ORGULHO, AME +, CUIDE+!”.

O evento convocou a população LGBTQIA+ de todo o DF para colorir Taguatinga, promover a cena cultural LGBTQIA+ e lançar o movimento #OrgulhoTaguá, promovendo a desconstrução do preconceito.

Além disso, outro objetivo da parada foi promover o autocuidado, a testagem e a prevenção do HIV/Aids. A escolha do tema deste ano, inclusive, foi com o intuito de chamar atenção da comunidade à incidência de indivíduos LGBTQIA+ nos casos de infecção por HIV/Aids e jogar luz ao desmonte das políticas públicas de enfrentamento no país.

:: HIV/Aids: como buscar atendimento na rede pública do Distrito Federal ::

A marcha iniciou às 17 horas e abrindo a frente da parada estava o Coletivo Mães pela Diversidade. Além disso, esta edição do evento contou com a participação de artistas locais, como as drag queens Medu Zaa, Alice Bombom, Melina Império, Ayobambi e Avellaskis e os DJs Rodrigo Melo, JOHNN, Luísa Rodrigues, Patty Peronti, Netto Caribé, Victor Kenedy, Scylla e PORN. Teve também apresentações dos cantores BiduH, Kamilo Ryaan e MIcKAel e da cantora MABA.

Dentro das atividades da Parada também aconteceram outras ações, como o seminário “Saúde mental e população LGBTQIA+ por garantia direitos”, resultado de uma parceria com o coletivo de profissionais da psicologia Coletivo PSI, e a 1ª edição do LGBTQIMADA, campeonato LGBTQIA+ Profissional de Queimada. No mesmo dia também aconteceu o 5º Encontro de Escritores LGBTQIA+ do DF, tradicional encontro de escritores LGBTQIA+, com o tema “Incontáveis diálogos de resistência”. Todas as atividades foram oferecidas de forma gratuita para a comunidade.

Oficina e Documentário

Em continuação às atividades promovidas pelo projeto, acontece neste sábado (17) uma oficina de escrita criativa para criação de personagens GBT, às 14h no espaço do Inclusion Hookan na CSA 1, lote 13, loja 1 – Taguatinga Sul. Além disso, acontecerá a projeção do documentário “Quando ousamos existir– uma história do movimento LGBTI+ brasileiro”, que retrata o início da organização política do Movimento LGBTI+ no país, no dia 20/12 às 19h no Cine Brasília. As duas programações também têm entrada gratuita.

Os eventos fazem parte do projeto executado por meio do termo de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e a Cooperativa Central Base de Apoio do Sistema Ecosol no Distrito Federal - Base Brasília.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino