Rio Grande do Sul

CRIMINALIDADE

Entidades representativas dos jornalistas repudiam ataque terrorista à democracia 

Fenaj, Sindicatos de Jornalistas, ARI e ABI lançam notas de desagravo aos ataques terroristas cometidos neste domingo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pelo menos nove profissionais da imprensa foram agredidos na cobertura deste domingo (8) - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Ainda insatisfeitos com o resultado das eleições, extremistas pró-Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes neste domingo (8) na Capital Federal. Pelo menos nove profissionais da imprensa, segundo dados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), foram agredidos durante a cobertura. Uma repórter fotográfica do portal Metrópoles chegou a ser derrubada e espancada por 10 homens, além de ter o equipamento de trabalho danificado. Entidades representativas dos jornalistas e imprensa lançaram notas condenando os ataques terroristas. 

A nota assinada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sindicatos de Jornalistas filiados à entidade, frisa que é inadmissível a omissão do governo do Distrito Federal, bem como a leniência de parte das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal diante da escalada anticonstitucional do bolsonarismo. “Exigimos apuração e rigorosa punição dos responsáveis por este grave atentado à democracia brasileira, incluindo financiadores e realizadores”, afirma, alertando para a necessidade de as forças de segurança combaterem o cerceamento ao trabalho dos jornalistas, vítimas recorrentes da onda de violência das hordas bolsonaristas.

Para a  Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a ação criminosa foi praticada com a conivência evidente das forças policiais do Distrito Federal, o que resultou na exoneração e no pedido de prisão do ex-secretário brasiliense. “O mínimo que se espera é que, além do mau servidor público, todos os vândalos identificados, seus apoiadores e financiadores também sejam responsabilizados criminalmente na forma da lei. Mais do que isso: o ato terrorista evidencia igualmente a urgência no desmonte dos acampamentos de golpistas nas proximidades dos quartéis e na responsabilização dos militares que os apoiam”, sublinham. 

Já a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pontua o inediatismo da agressão, e que ela deve ser punida com os rigores da lei. “A Associação Brasileira de Imprensa repudia com veemência tais atos de terrorismo e vandalismo e lamenta que as forças policiais e de segurança não tenham agido para impedir tais violências contra o patrimônio público e a democracia. As autoridades do GDF foram ausentes, para não dizer coniventes”, aponta. 

Abaixo as notas completas

FENAJ e Sindicatos de Jornalistas repudiam atos terroristas em Brasília e se solidarizam com profissionais agredidos durante cobertura
 
O Brasil assistiu neste domingo (8) a lamentáveis ataques à democracia brasileira, promovidos por bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições. O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos, depredados e saqueados por terroristas a serviço de uma força política fascista, que tem como principal líder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os 31 Sindicatos de Jornalistas filiados repudiam de forma veemente a invasão aos prédios públicos e os ataques à democracia brasileira. O evento acontece uma semana depois de o país assistir a uma linda, diversa e inclusiva festa cívica, na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Fenaj e os sindicatos filiados denunciam firmemente esse agrupamento que insiste em desafiar a Constituição, mantendo acampamentos em frente a quartéis do Exército, promovendo ações terrorista em Brasília e pedindo intervenção militar.

É inadmissível a omissão do governo do Distrito Federal, bem como a leniência de parte das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal diante da escalada anticonstitucional do bolsonarismo. Em qualquer país moderno e democrático, atitudes como as que temos visto no Brasil seriam severamente reprimidas e punidas, em defesa do bem maior e coletivo.

Os jornalistas brasileiros, no exercício de seu trabalho profissional, têm sido vítimas de intimidações e agressões por membros e apoiadores desse grupo político violento e antidemocrático. São centenas os casos registrados nos últimos anos, quase uma dezena apenas na primeira semana desse ano.

Exigimos apuração e rigorosa punição dos responsáveis por este grave atentado à democracia brasileira, incluindo financiadores e realizadores. Alertamos, ainda, para a necessidade de as forças de segurança combaterem o cerceamento ao trabalho dos jornalistas, vítimas recorrentes da onda de violência das hordas bolsonaristas.

Solidarizamo-nos com as equipes de imprensa agredidas e colocamos as estruturas sindicais à disposição da categoria.

ARI repudia vandalismo golpista  

Alinhada à defesa intransigente dos valores democráticos no país, a Associação Riograndense de Imprensa manifesta veemente repúdio ao ato de vandalismo empreendido no domingo, por manifestantes bolsonaristas na praça dos Três Poderes, em Brasília, com invasões e depredações nos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. 

A ação criminosa foi praticada com a conivência evidente das forças policiais do Distrito Federal, o que resultou na exoneração e no pedido de prisão do ex-secretário brasiliense. O mínimo que se espera é que, além do mau servidor público, todos os vândalos identificados, seus apoiadores e financiadores também sejam responsabilizados criminalmente na forma da lei. Mais do que isso: o ato terrorista evidencia igualmente a urgência no desmonte dos acampamentos de golpistas nas proximidades dos quartéis e na responsabilização dos militares que os apoiam.

ABI repudia crime contra a democracia e exige providências urgentes 

A Nação assiste, atônita e estarrecida, às cenas lamentáveis de invasão do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto por terroristas bolsonaristas, em atos golpistas que haviam sido previamente anunciados nas redes sociais. Trata-se de inédita agressão ao Estado Democrático de Direito, que tem de ser punida com os rigores da lei.

A Associação Brasileira de Imprensa repudia com veemência tais atos de terrorismo e vandalismo e lamenta que as forças policiais e de segurança não tenham agido para impedir tais violências contra o patrimônio público e a democracia. As autoridades do GDF foram ausentes, para não dizer coniventes.
A ABI confia na firmeza do ministro da Justiça, Flávio Dino, e espera que a ordem seja restabelecida o mais rapidamente possível.
Democracia para Sempre!

Rio de Janeiro, 08 de janeiro de 2023
Associação Brasileira de Imprensa


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko