Pernambuco

ACESSIBILIDADE

Mostra Gambiarra tem programação virtual gratuita com intérprete de Libras

Formato híbrido do evento mistura as experimentações entre o cinema, o teatro e a tecnologia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mostra tem quatro espetáculos no mês de janeiro com exibição gratuita no Youtube e intérprete de Libras - Dea Ferraz

Gambiarra quer dizer ”uma solução improvisada para resolver um problema ou para remediar uma situação de emergência”. A palavra, desde julho de 2020 dá nome ao Cineteatro Gambiarra, criado como forma de ter acesso ao cinema, o teatro e a tecnologia, durante a pandemia. Agora, a iniciativa se organiza para colocar no ar a Temporada Aberta Gambiarra, que inicia no próximo sábado (21).

Integram a mostra os espetáculos "A Reinvenção da Palavra", "Avós", "O Último Encontro do Poeta com a sua Alma" e "Martelada". Produções autorais de Pernambuco, eles abordam temas de vida e morte, ancestralidade, cultura popular, palavra e poesia, existência e mundo. Os textos são de autoria de Cláudio Ferrario, com exceção de Avós, escrito por Olga Ferrario. 

Leia: Trabalhadores da cultura, uni-vos em defesa da democracia

Em dois anos, o Cineteatro Gambiarra já produziu 6 montagens e realizou 27 sessões on line que foram assistidas por mais de 4 mil espectadores. Parte dessa produção poderá ser vista gratuitamente agora em janeiro com a mostra, que exibe cada um dos espetáculos aos sábados, a partir das 20h no canal do YouTube @cineteatrogambiarra.

Todos os espetáculos, com duração média de uma hora, foram pensados sob a ótica da intersecção de linguagens do cinema e do teatro. “Nunca se estabelecendo nem em uma ou outra. O que faz de cada montagem uma nova experiência. A imagem ganha contornos sensoriais e a distância imposta pela virtualidade se desfaz sutilmente”, destaca o Coletivo.

Esta, talvez, seja a última oportunidade para quem ainda não assistiu a produção do Coletivo. Segundo Cláudio Ferrario, a Temporada Aberta Gambiarra é uma despedida do formato exclusivamente virtual. “Esperamos voltar em breve com novidades a partir da mesma pesquisa, só que de forma também presencial”, afirma. Mais informações sobre a programação e o cineteatro no Instagram @cineteatrogambiarra.

Leia também: Cultura forte auxilia em áreas como emprego e educação, diz Margareth Menezes na posse do MinC

Edição: Vanessa Gonzaga