Rio de Janeiro

PUNIÇÃO

Comitê Olímpico Brasileiro suspende Wallace do vôlei após incitação à violência contra Lula

O afastamento do atleta é preventivo; suspensão atende pedido da Advocacia Geral da União (AGU)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Após a polêmica, Wallace gravou um vídeo pedindo desculpas e dizendo que o post na rede social foi “infeliz” - Foto: Marina Ziehe/COB

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) suspendeu o jogador de vôlei Wallace de Souza, 35 anos, de todas as atividades esportivas relacionadas à entidade. O afastamento preventivo do atleta ocorre até o fim do processo. Wallace tem cinco dias úteis, contados a partir do recebimento da decisão, para recorrer. 

O documento, divulgado na tarde desta sexta-feira (3) pelo Conselho de Ética do COB, a partir do Compliance Officer da instituição, destaca o limite da liberdade de expressão e a incitação à violência como fatores determinantes para a suspensão do jogador.

“A liberdade de expressão de atletas, dirigentes e corpo técnico não difere muito daquela atribuível a qualquer cidadão e, portanto, não se confunde com ofensas, ameaças, violência ou inconformidade com as instituições do Estado Democrático de Direito”, afirma o texto que ainda salienta não ser possível minimizar a postagem na rede social do atleta que sugeria um tiro no presidente Lula.

“Minimizar atos dessa natureza implica não apenas uma omissão impiedosa na defesa da racionalidade, como também sinaliza equivocadamente no sentido da normalização do absurdo, permitindo que atos se repitam e que o caos se instaure”, ressalta o documento do Conselho de Ética. 

Leia mais: Lula cria Conselho e Sistema de Participação Social: "Derrotamos um presidente, não o fascismo"

A suspensão atende pedido da Advocacia Geral da União (AGU) de punição ao jogador. As solicitações foram quanto a abertura de processo disciplinar, com multa de R$ 100 mil e banimento do esporte olímpico.

O Conselho decidiu também que a AGU é parte interessada e tem o direito de acompanhar o processo até o fim.

Entenda o caso

Wallace de Souza tomou conta do noticiário após compartilhar em sua conta do Instagram na noite da última segunda (30) uma pergunta recebida por um seguidor em formato de uma enquete. 

Na postagem, a pergunta do seguidor: “Daria um tiro na cara do Lula com essa 12 [espingarda?]” foi postada acompanhada de uma outra pergunta feita pelo jogador:  “Alguém faria isso?”, com as possibilidades de resposta “sim” ou “não”.

Leia mais: MPF pede prisão do apresentador Sikêra Jr. por crime de racismo

No Instagram do atleta, o conteúdo já foi apagado. O Sada Cruzeiro, clube pelo qual o jogador é contratado, afastou o atleta por tempo indeterminado e afirmou que repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência.

"Atento aos desdobramentos, o clube informa que vem tomando providências diante do fato. O clube exigiu do atleta Wallace a plena retratação e um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com as suas postagens", diz trecho da nota do clube.

Após a polêmica, Wallace gravou um vídeo pedindo desculpar e dizendo que foi “um post infeliz” e que “jamais tinha a intenção de incitar a violência e o ódio”. 
 

 

Edição: Jaqueline Deister