Paraná

LUTA POPULAR

Comissão de Conflitos Fundiários visita áreas com risco de reintegração de posse em Araucária

No Jardim Magnópolis, desde o início de 2023, famílias viviam uma situação de apreensão

Araucária (PR) |
Em uma das áreas, estão os moradores do Jardim Magnópolis, na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba, desde o início de 2023 vivem uma situação de apreensão - Guilherme Araki

A Comissão de Conflitos Fundiários, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), presidida pelo Desembargador Fernando Antônio Prazeres, visitou no dia 27 de fevereiro (terça) as ocupações que são foco das 27 ações de reintegração de posse e despejo em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba.

Em uma das áreas visitadas, estão os moradores do Jardim Magnópolis, na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Desde o início de 2023 vivem uma situação de apreensão. Isso porque recentemente duas famílias foram despejadas da área.

Outas 28 famílias estão na incerteza, em um local onde a memória popular aponta moradia desde os anos 80. O pedido de reintegração de posse partiu da Companhia de Iluminação do Paraná (Copel), reivindicando que na área passa uma rede de transmissão de energia.

Oficialmente, a Comissão já solicitou ao Juízo de Direito da Primeira Vara Cível da Comarca do município que suspendesse provisoriamente todas as ordens de despejo decretadas. A Defensoria Pública do Estado do Paraná também realizou pedido para a reunião de todos aqueles processos em uma só demanda cível coletiva.


Desembargador Fernando Antônio Prazeres, visitou no dia 27 de fevereiro (terça) as ocupações que são foco das 27 ações de reintegração de posse e despejo em Araucária / Guilherme Araki

Tais medidas foram consideradas conquistas das comunidades, que se organizaram e produziram dossiês narrando a história da comunidade e o vínculo do local com seus trabalhos, família e vida.

A Comissão de Conflitos Fundiários do TJ tem atuado fortemente desde o início da pandemia, em 2020, realizando visitas e mediações com áras de ocupação no campo e na cidade.

Com informações de campanha Despejo Zero - PR

Edição: Pedro Carrano