Minas Gerais

AÇÃO

MG: “Banquetaços” comemoram a volta do Consea

Extinto por Bolsonaro, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi recriado pelo governo Lula

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Em Lavras (MG), banquetaço aconteceu no Mercado Municipal - Foto: @coletivobanquetaco

Integrantes de movimentos populares foram às ruas na segunda-feira (27) para distribuição de refeições e alimentos in natura para celebrar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Organizada pelo coletivo Banquetaço, a ação foi realizada em dezenas de cidades de todas as partes do país.

Em Minas Gerais, quatro cidades tiveram atos em defesa do conselho: Lavras, Belo Horizonte, Barbacena e São João Del Rei. O clima das ações foi de comemoração, com o lema “um prato cheio de justiça social”.

Fotos do Banquetaço em Lavras:

Fotos dos atos em Belo Horizonte, Barbacena e São João Del Rei:

Oficial

Nesta terça (28), uma cerimônia em Brasília formalizou o retorno das atividades do Consea. A entidade voltará a ser presidida pela nutricionista e pesquisadora Elisabetta Recine, que estava no cargo quando o governo de Jair Bolsonaro decidiu encerrar as atividades.

Composto por entidades e cidadãos da sociedade civil, o órgão voltará a trabalhar na formulação de políticas públicas de combate à fome e incentivo à produção de alimentos saudáveis no país. Para celebrar a volta de estrutura tão importante, o dia foi de festa.

:: Veja aqui os “Banquetaços” em outras cidades do Brasil ::

Edição: Larissa Costa