Paraná

AMÉRICA LATINA

Parlamentares reúnem com ministro Mauro Vieira pelo fim da venda de armas ao governo peruano

Iniciativa do Psol critica vendas da Condor Indústria Química, ainda no governo Bolsonaro, e pede posicionamento de Lula

Curitiba (PR) |
Parlamentares do Psol tiveram a iniciativa de reunião com Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para debater situação no Peru - Divulgação

Ontem (7), ocorreu reunião no Itamaraty entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com parlamentares da bancada do Psol e organizações convidadas, preocupadas com a repressão contra o movimento popular no Peru, após a queda e prisão de Pedro Castillo, no dia 7 de dezembro.

A iniciativa do encontro foi dos mandatos do Psol de Federal Fernanda Melchiona (RS) e Chico Alencar (RJ). O mandato de Melchiona havia enviado ofício requerendo o fim do comércio de armas entre Brasil e Peru.

De acordo com informações da imprensa, a empresa Condor Indústria Química, localizada em Nova Iguaçu (RJ), vendeu, em 20 de dezembro de 2022, ainda sob o governo de Bolsonaro, produtos de defesa no valor de 495 mil dólares ao governo peruano, que têm sido usados para reprimir manifestantes peruanos, desde a intensa onda de protestos conduzida pelo movimento sindical e popular no país vizinho.

Na reunião, Mauro Vieira compromete-se a analisar a questão do envio de armas e disse, também, que levaria o pleito ao presidente Lula. Os presentes, entre os quais também a ex-deputada federal pelo Psol, Vivi Reis (PA), solicitaram ao ministro que levasse ao presidente Lula um pedido de pronunciamento oficial do Brasil pela paz no Peru e contra as violações de direitos humanos que ocorrem contra o povo peruano.

Organizações políticas como a Consulta Popular se somaram a esta iniciativa e lembraram na reunião que, em 1º de fevereiro, entregaram, junto com cerca de 270 entidades e personalidades, entre as quais MST, Associação Brasileira de Imprensa, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, Psol/MES, Juntos, Alba Movimentos, abaixo-assinado nas sedes dos Consulados do Peru no Brasil, requerendo a saída imediata de Dina Boluarte do Governo, a realização de novas eleições, a convocatória de uma Constituinte, a liberdade de Pedro Castillo e de demais presos políticos no país.

Os atos de solidariedade e entrega no abaixo-assinado aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba.

Edição: Pedro Carrano