Minas Gerais

Coluna

Receita | Arroz de Trem

Imagem de perfil do Colunistaesd
Fica um prato cremoso, mas com várias texturas, devido ao arroz macio e os diferentes legumes usados - Foto: Paulinha Silva
É uma comidinha para gente comer assim que terminar de fazer

Olá, leitores do Brasil de Fato MG. Eu sou a Paulinha e estou muito feliz de, a partir de hoje, contribuir na coluna de receitas.

Minha ideia é sempre trazer para cá receitas com ingredientes acessíveis, de preparo simples e incrivelmente saborosas. A comida do dia a dia não precisa ser sem graça e sempre igual.

A cada semana, vamos valorizar a nossa cultura culinária tão rica. Essa é a chave para comer bem.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui! ::

E, para inaugurar, trouxe este prato que fiz em um dia que estava com fome e precisava de fazer uma refeição de verdade, sem sujar muita panela e aproveitando os “trem” que tinham na geladeira.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz
1 fio de azeite ou óleo
3 dentes de alho picadinho
1/2 cebola picada em cubos pequenos
2 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras de água
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 Folha de louro
2 colheres de sopa de queijo (opcional)
Os legumes que tiver: eu usei talos de couve, uma cenoura que estava quase morrendo, talos de coentro e tomate. Tudo bem picadinho.

Modo de preparo:

1. Em uma panela com o fogo baixo, frite o alho até ficar levemente dourado. Acrescente a cebola, a folha de louro, uma pitadinha de sal, mexa e deixe fritar até que a cebola fique translúcida;

2. Junte o arroz e refogue por uns dois minutos, mexendo de vez em quando;

3. Misture os legumes escolhidos ao arroz, tempere com sal e pimenta, acrescente a água fervente e tampe a panela;

4. Quando o arroz estiver cozido, mas ainda com um pouco de água no fundo (se estiver seco, coloque mais um pouco de água quente), desligue o fogo, retire a folha de louro, coloque a manteiga, o queijo, misture bem e com delicadeza.

Está pronto! É uma comidinha para gente comer assim que terminar de fazer, não rola de comer fria ou guardar para depois. Essa quantidade que faço, rende para umas três ou quatro pessoas e você pode adaptar. Fica um prato cremoso, mas com várias texturas, devido ao arroz macio e os diferentes legumes usados. Se quiser, frite um ovinho com gema mole para comer junto, vai ficar muito bom.

Paulinha Silva é uma jovem estudante, trabalhadora, que faz a própria comida e que quer mudar o mundo.

Edição: Larissa Costa