Paraná

EDUCAÇÃO POPULAR

Estudantes na luta pela reforma agrária!

Vai começar o 14º Estágio Interdisciplinar de Vivências do Paraná. Inscreva-se!

Curitiba (PR) |
Aula de História das Lutas Populares do Sudoeste do PR, 13º EIV do Paraná, Francisco Beltrão, 2020 - Foto: Coletivo de Comunicação do Levante Popular da Juventude

O 14º Estágio Interdisciplinar de Vivências (EIV) vai acontecer em Francisco Beltrão na ASSESOAR (Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural), entre os dias 21 de Abril à 1º de maio. O estágio é organizado pelo Levante Popular da Juventude, Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST-PR), ASSESOAR, Movimento de Atingidos Por Barragens (MAB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Paraná (FETRAF) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E neste ano irá compor a Jornada Universitária pela Reforma Agrária (JURA).

Tendo sua origem na necessidade dos/as estudantes de agronomia entenderem a realidade econômica, social e política do campo, o 1º EIV aconteceu em Dourados (MS) por meio de uma articulação entre a Federação dos Estudantes de Agronomia e o MST da região. Desde então o estágio se tornou um projeto interdisciplinar, acontecendo em todas as partes do Brasil, organizado pelo Movimento Estudantil e Movimentos Populares. No Paraná, já está em sua 14ª edição, tendo a última acontecido em 2019, na ASSESOAR em Francisco Beltrão.

O objetivo do EIV é integrar a juventude das universidades à vida da população do campo em espaços de luta pela reforma agrária e agricultura familiar proporcionando formação política,  teórica e prática de forma dialética. Neste ano, o estágio vai acontecer na ASSESOAR, associação que historicamente se organiza pelo fortalecimento da Agricultura Familiar e Educação no Campo e desenvolvimento agroecológico no sudoeste do Paraná.

Com o mote: Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis. O 14º EIV se coloca como uma ferramenta pedagógica para a formação política e crítica dos/as estudantes para compreenderem o chão em que pisam e as relações de classe e trabalho por meio da interdependência entre teoria e prática.

Serão disponibilizadas 60 vagas, com seleção por entrevista. As inscrições podem ser feitas pelo link FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ou pelo QR Code abaixo.



13º EIV, Francisco Beltrão (PR), 2020 / Foto: Equipe de Comunicação do Levante Popular da Juventude


Divulgação 

 

*Por Leticia Minto Faria, militante do Levante Popular da Juventude

 

Edição: Lucas Botelho