Rio de Janeiro

Tecnologia

Por meio de QR Code, usuários do BRT podem rastrear a localização dos ônibus no Rio

A iniciativa começou a funcionar nas estações a partir desta segunda-feira (3); saiba como acessar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
BRT Transoeste
Mesmo quem não tiver internet no telefone consegue acessar o sistema, já que as estações disponibilizam rede wi-fi liberada - Reprodução

Quem é usuário do BRT no Rio de Janeiro agora pode saber quanto tempo falta para ônibus chegar nas estações. A informação pode ser escaneada no celular por meio de um QR Code disponível nos pontos de embarque. A iniciativa começou a funcionar nesta segunda-feira (3).

Através do aparelho celular celular, na função da câmera, o usuário pode apontar para o QR Code, colado em um cartaz na estação, que o encaminha automaticamente para o site mobilidade.rio. O QR Code identifica onde o usuário está, em seguida, é só escolher o sentido da sua viagem e o site mostra em quanto tempo o ônibus vai chegar.

Leia também: Confira o horário de funcionamento das unidades municipais de saúde do Rio na Semana Santa

Mesmo quem não tiver internet no telefone consegue acessar o sistema, já que as estações disponibilizam rede wi-fi liberada. O usuário do sistema também pode monitorar a localização dos ônibus de casa, por meio do site mobilidade.rio.

O sistema está em operação em todas as estações dos corredores Transcarioca e Transolímpica. Já no corredor Transoeste, a Secretaria Municipal de Transportes informou que, por enquanto, o novo sistema está funcionando apenas no trecho entre as estações Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada.

A tecnologia é uma alternativa aos monitores que chegaram a ser instalados nas estações no início do funcionamento do serviço. Segundo a prefeitura, com o sistema de placas adesivas, a manutenção é mais barata e inibe a ação de vândalos.

Edição: Mariana Pitasse