Paraná

Inclusão

Projeto de cinema para pessoas com Transtorno do Espectro Autista abre consulta pública

Vereadora Maria Leticia sugeriu à Prefeitura o Projeto Cine Inclusão, para crianças e adolescentes autistas

Paraná |
Projeto Cine Inclusão, que objetiva a oferta gratuita de sessões de cinema para crianças e adolescentes com distúrbios sensoriais - Reprodução

A ideia de ofertar sessões de cinema adaptadas para crianças e adolescentes com distúrbios sensoriais nasceu de um encontro das mães atípicas com a vereadora de Curitiba, Maria Leticia (PV), que protocolou a sugestão para a Prefeitura. "Conversamos com as mães e com gestores de espaços culturais na cidade. Percebemos que esse projeto demanda poucos recursos, mas traz muitos benefícios. Queremos promover a inclusão por meio da cultura e do lazer", explica a autora da proposta. 

"Tenho um filho TEA e uma filha neurotípica. Ele sofre com o barulho e com a escuridão, então a gente acaba saindo antes (da sessão de cinema)", explica a mãe atípica Kelly Cristina Klebis dos Santos.  

Segundo Adriana Czelusniak, idealizadora do Vivendo a Inclusão, programa que promove eventos e debates sobre neurodiversidade, autismo e inclusão, a oferta do cinema adaptado pode beneficiar mais de 20 mil pessoas só em Curitiba. "Costumam estipular 1% da população, mas não levam em conta os autistas que têm diagnóstico e são nível 1, que antes não eram contemplados. Se identificava mais os níveis 2 e 3", explica. 
 

Consulta pública é aberta 

Para ajudar a prefeitura a implementar o projeto, a vereadora e as organizações que trabalham pela inclusão de pessoas com TEA, como UPPA (União de Pais Pelo Autismo) e Vivendo a Inclusão, criaram uma consulta pública sobre o tema. A ideia é dimensionar o interesse e a adesão da população à iniciativa, ajudando a Prefeitura a mapear o serviço. 

A participação na consulta pública Cine Inclusão: Cinema adaptado para pessoas com TEA é aberta a toda população e pode ser realizada por meio do site: https://bit.ly/cineadaptado   

 
 

Edição: Ana Carolina Caldas