Distrito Federal

Ancestralidade

Terreiro oferece oficinas gratuitas de gastronomia afro-brasileira 

Programação de abril inicia neste domingo (9) com oficina de abará; inscrições estão abertas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Com diversas oficinas gratuitas, o evento busca também oferecer à comunidade conhecimento sobre o simbolismo cultural e ancestral dos alimentos e vestimentas - Thiago Soares

O projeto Sabedoria de Terreiro é um evento organizado pelo Ilê Axé Oyá Bagan, tradicional terreiro e ponto de cultura do Distrito Federal e na edição deste ano as atividades, que tiveram início em março, seguirão até o mês de maio. Dentre as oficinas oferecidas estão disponíveis para a comunidade e de forma gratuita oficinas de culinária, costura, dança e percussão. 

Com origem em 2022, o projeto que integra o Circuito Candango de Culturas Populares, é realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, em parceria com o Ilê Axé Oyá Bagan, e conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) e do Governo do Distrito Federal (GDF).

Neste próximo domingo (09) a oficina é de Abará com a Yalorixá Mãe Vilcilene de Jagun a partir das 9 horas. De acordo com Mãe Vilcilene, o Abará “é um prato típico da culinária afro-brasileira produzido com feijão fradinho, semelhante ao Acarajé. Ele simboliza a pureza do corpo quente. Então, quando queremos vencer uma guerra de forma íntegra e justa, ofertamos o Abará ao nosso sagrado, para ter vitória sem perder a pureza, sem usar de gestos questionáveis. Por isso, é oferecido a todos os Orixás guerreiros”. 

Além disso, o evento também oferece à comunidade conhecimento sobre o simbolismo cultural e ancestral dos alimentos e vestimentas. Todo o conhecimento será transmitido por importantes represetantes da cultura de matrizes africanas e integrantes do Coletivo de Yás do DF.

Para Mãe Baiana de Oyá, do Coletivo de Yás do DF, o evento contribui também para a luta contra a discriminação religiosa. “Por meio de todas essas atividades formativas e educativas, o Sabedoria de Terreiro contribui fortemente para a luta contra a discriminação religiosa, para a preservação e manutenção da vida cultural da Praça dos Orixás, e para a difusão do sagrado no mundo afrocandango”, afirma.

O bloco com oficinas culinárias se estende até dia 30 de abril, e o mês de maio é responsável pelas oficinas de costura e moda de matrizes africanas e as suas inscrições estarão disponíveis em breve. 

Oficinas de gastronomia afro-brasileira 

Onde se inscrever? Por meio de formulário online

Dia 09/04: Oficina de Abará com a Yalorixá Mãe Vilcilene de Jagun

Dia 16/04: Oficina de Vatapá com Yalorixá Mãe Cícera de Oxum

Dia 30/04:  Oficina de Acarajé com Yalorixá Mãe Baiana de Oyá

Horário: a partir das 9h

Local: Ilê Axé Oyá Bagan — Núcleo Rural Tamanduá (Paranoá)

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino