Rio Grande do Sul

Representatividade

Renato Freitas vem a Porto Alegre debater o papel dos parlamentares negros 

Deputado estadual do Paraná pelo PT desembarca no estado a  convite do deputado Matheus Gomes, do PSOL

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Freitas é um reconhecido ativista da pauta antirracista e da luta por moradia - Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT) visita a cidade de Porto Alegre, a partir desta quinta-feira (27), para participar da atividade junto à Bancada Negra gaúcha denominada “O papel dos parlamentares negros na construção do novo Brasil”. O evento ocorre na Assembleia Legislativa, às 19 horas, no Plenárinho. O parlamentar fica na Capital até domingo (30) e participará de diversas agendas que priorizam a cultura da periferia e a pauta racial.

Participam do evento nesta quinta na Assembleia gaúcha o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), a deputada federal Reginete Bispo (PT/RS), a deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), a deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB), a deputada estadual Laura Sito (PT) e a vereadora Karen Santos (PSOL).

Graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Freitas é pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência, já trabalhou na Defensoria do Estado do Paraná e atuou como professor universitário e advogado popular. Foi vereador de Curitiba e, atualmente, é deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), tendo sido eleito com quase 58 mil votos. Freitas é um reconhecido ativista da pauta antirracista e da luta por moradia. 

Mesmo com a expressiva votação no estado do Paraná, a trajetória política de Renato tem sofrido com a perseguição política e o racismo institucional. Homem negro, filho de migrante nordestina, criado na periferia da região metropolitana de Curitiba, o deputado enfrentou duas tentativas de cassação na Câmara de Curitiba e, em março, foi aberto um novo processo contra ele na Assembleia paranaense.


 
Quando ainda vereador, em 2022, foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, após ter entrado na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos durante um protesto pela morte do jovem congolês Moïse Kabagambe, no Rio de Janeiro. A própria Arquidiocese de Curitiba se posicionou contra a cassação, alegando à época que o vereador não teria interrompido a missa. O parlamentar teve seu mandato e direitos políticos recuperados após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Na ALEP, Renato segue sendo vítima de perseguição política. Este ano, foi acusado pelo secretário de Segurança Pública do governo, Ratinho Júnior (PSD), de infringir o regulamento interno após realizar críticas às polícias militar e civil do estado. É importante destacar que as críticas foram embasadas em dados sobre o aumento de mortes em confrontos com policiais nos últimos dois anos, divulgados pelo Ministério Público do Paraná. 

Durante os dias que visita Porto Alegre, Renato realizará uma agenda descentralizada com o objetivo de conhecer a realidade das periferias da cidade, suas iniciativas e estabelecer conexões com os movimentos e lideranças comunitárias da capital. Entre elas o Aniversário de 36 anos da Cohab Rubem Berta e a visita ao Museu do Hip Hop.

Agendas confirmadas do deputado em Porto Alegre

Quinta (27/4)

19h: Atividade com a Bancada Negra “O papel dos parlamentares negros na construção do novo Brasil”.
Onde: Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), 3º andar, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre). 

Sexta (28/4)

12h: Visita ao Museu do Hip Hop do RS.
Onde: R. Pq. dos Nativos, 545 - Vila Ipiranga, Porto Alegre.

Domingo (30/04)

13h:  Aniversário de 36 anos da COHAB Rubem Berta.
Onde: Avenida Adelino Ferreira Jardim, 325, Rubem Berta, Porto Alegre.

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Matheus Gomes


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
 

Edição: Marcelo Ferreira