Rio de Janeiro

Extensão

Estudantes e pesquisadores da UFRJ divulgam pesquisas e oferecem cursos abertos ao público

Semana de Integração Acadêmica (Siac) acontece até a próxima sexta-feira (2); saiba como participar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Entre os destaques estão questões como inteligência artificial, inovação, inclusão e diversidade no campo científico - Fábio Caffé / Divulgação UFRJ

Até a próxima sexta-feira (2), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove a 12ª Semana de Integração Acadêmica (Siac). O evento é o mais importante do calendário acadêmico anual da instituição e acontece simultaneamente nos campi da Cidade Universitária e Praia Vermelha, do Rio de Janeiro, além de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Macaé, na região norte do estado. 

A edição deste ano reúne 6.573 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, além de mesas temáticas, minicursos, oficinas, visitas guiadas, exposições e performances artísticas. Entre os destaques estão questões como inteligência artificial, inovação, inclusão e diversidade no campo científico. 

Leia também: MST e Expressão Popular doam livros para biblioteca da Universidade de Agricultura da China

Além da apresentação de trabalhos dos estudantes da educação básica, graduação, pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos da UFRJ, a Siac é aberta ao público externo, que pode participar assistindo. Para isso, é preciso se inscrever. 

Este ano, a novidade são as atrações da Inovateca da UFRJ, espaço dedicado a projetos que integram inovação, criatividade e impacto social, localizado no Parque Tecnológico da Cidade Universitária. 

Apesar de ter todas as atividades em formato presencial, 30 trabalhos também terão suas apresentações transmitidas online, com objetivo de ampliar o alcance do evento. Entre os painéis desse tipo estão trabalhos sobre gastronomia e economia criativa, regulação da inteligência artificial e gamificação aplicada à educação. 

Naprogramação presencial, serão ministrados cursos e oficinas, entre eles um minicurso de combate à violência digital contra mulheres, ou de design de moléculas em 3D usando software Avogadro. Também uma oficina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e outra de educação inclusiva no Ensino Superior.

Para ver a agenda completa dos minicursos, oficinas e visitas guiadas, acesse o site oficial do evento

SERVIÇO

12ª Semana de Integração Acadêmica - 2023

Quando: de 29 de maio a 2 de junho, das 9h às 20h30

Onde: Campi Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duques de Caxias e Macaé

Edição: Mariana Pitasse