Rio Grande do Sul

FORMAÇÃO

Seminário Estadual de História e Educação debate educação para as relações étnico-raciais

Coletivo de professores de História promove evento em Porto Alegre com diversos convidados entre os dias 1º e 3 de junho

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Inscrições para participar como ouvinte ou para apresentação de trabalho, experiência ou reflexão podem ser feitas até quinta-feira (1º) - Divulgação

O Coletivo das Professoras e Professores de História da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (CPHIS) promove, entre os dias 1º e 3 de junho, o 1º Seminário Estadual de História e Educação, que vai abordar o tema da educação para as relações étnico-raciais (ERER). O evento é sediado no campus central da UFRGS e no campus FAPA da Uniritter. As inscrições para participar como ouvinte ou para apresentação de trabalho, experiência ou reflexão podem ser feitas até quinta-feira (1º).

O 1º Seminário Estadual de História e Educação vai discutir os 20 anos da Lei 10.639/03, que estabeleceu o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras, destacando o protagonismo do ensino de História nesse processo. Estarão em debate os avanços e permanências que persistem no processo educacional no que tange à ERER. Pesquisadores de diferentes áreas da educação, lideranças de movimentos sociais e Educadores da educação Básica estão entre os convidados confirmados.

Idealizadora e organizadora do seminário, a mestre em História, professora da rede municipal de Porto Alegre e coordenadora do CPHIS, Estela Benevenuto reforça a importância da atividade para quem trabalha ou tem interesse no tema. “Este seminário é um momento importante de debate sobre as diretrizes da Educação para as Relações Étnico Raciais que queremos para o ambiente escolar. Discutir as leis 10.639/03 e 11.645/08 é ensinar democracia, inclusão e uma educação para todes”, afirma.

Durante os três dias, estão previstos minicurso, exposição de banner, sessões temáticas, exibição de filmes e lançamento de livros. Também será apresentado o site de pesquisa e repositório do projeto PoAncestral, que traz experiências, lutas e trabalhos envolvendo uma Porto Alegre muito além da historiografia oficial, sob o ponto de vista das comunidades indígenas, quilombolas e periféricas.

Os convidados especiais estão divididos entre cinco conferências estão divididas em eixos temáticos: O Ensino de História e a Educação Antirracista entre a Lei 10.639/03 e a BNCC (Mesa de abertura); O protagonismo do movimento social na elaboração das diretrizes das Leis 10.639/2003 e 11.645/08; Os Povos Originários como protagonistas na perspectiva histórica - a educação indígena entre os não-indígenas; As diretrizes da ERER e as experiências escolares; e novos olhares e pesquisas: Do pós-abolição ao afrofuturismo.

 

Para mais informações e inscrição, acesse o formulário disponibilizado pelo CPHIS.

Confira a programação completa abaixo:


Edição: Marcelo Ferreira