Distrito Federal

Cultura Popular

Batizado do Bumba Meu Boi Encanto de Itapoã acontece neste sábado (17)

Festejo terá mais de dez atrações culturais; evento é gratuito

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O evento acontece no Espaço Galpão Comunitário do Itapoã, a partir das 14 horas - Foto: Reprodução Instagram Boi Encanto de Itapoã

A tradição maranhense da região administrativa de Itapoã festeja gratuitamente, em 17 de junho, a partir das 14h, o batizado do Boi Encanto de Itapoã. O evento acontece no Espaço Galpão Comunitário – antiga horta do Itapoã. 

A cultura do Boi deste ano apresentará uma alvorada com várias músicas culturais, saudando todos os estados com variados ritmos da cultura brasileira, além de uma diversidade de grupos e artistas solos. No festejo, se apresentarão a Mestra Martinha do Coco e banda, Nani Menezes, os três tambores de crioula (Brilho de Santa Luzia, Lua nova e Flor de São Benedito), bem como quadrilhas, o Boi de boiadeiros e grupos da comunidade.

Além destes, terá a performance da Escola de Música de Brasília, contação de história para as crianças e comidas típicas. 

Segundo a Mestra Eliana Costa, idealizadora do evento, “terá espaço para as crianças, idosos e os foliões da cultura que vão dançar e cantar à vontade. Todos celebram conosco a ressurreição do boi. O batizado do boi é a abertura das festas juninas do Itapoã”. 

Um dos destaques da programação são os tambores. Para a Mestra, os tambores representam a resistência. “Sou uma mulher negra e migrante em Brasília. A gente vive tambor de crioula como resistência e conservação cultural”, explica.

Oficinas de corte e costura

Para a ornamentação do Bumba meu boi, o Encanto de Itapoã realiza oficinas direcionadas para mulheres de todas as faixas etárias. “É empoderamento por trabalhar uma costura detalhada, que é o bordado com acréscimo de  penas. As oficinas dão conta de toda a ornamentação do boi. Futuramente as meninas que estão tocando o bordado vão estar coordenando a festa, mas para além disso, essas oficinas são para ajudar na economia familiar também”, conta Mestra Eliana. 

Amanda Santos, oficineira e figurinista, pondera que oficinas como esta ofertam ocupação em um momento de alto índice de desemprego juvenil e acrescenta que continuarão a ser realizadas por todo o ano, pois um dos objetivos é produzir todo o festejo no Distrito Federal, fazendo girar a economia local.

“Sempre foi um desejo nosso. No início da celebração, todas as roupas e as músicas eram compradas no Maranhão. O que falta ainda para o boi ter liberdade é ter um espaço. Ainda trabalhamos nas casas da comunidade. Precisamos lutar por um espaço público para a associação”, afirma Amanda. 

Bumba meu Boi

O figurino do boi este ano será nas cores azul e amarelo. Eliana conta que o tema é “Renascendo a esperança com arte e cultura”. “Estamos vivendo esse momento de renascer, como diz a lenda da fênix que retorna das cinzas. Renascemos com a esperança, arte e cultura no Itapoã. Esse também é o nome do nosso projeto que lançaremos a publicação no dia do batizado”, explica Eliana. 

A figurinista Amanda conta que o boi deste ano trará a divindade africana Iemanjá nas costas. “Ele terá uma calda amarela e vem trazendo o azul do oceano que nos remete a esperança. A água é o símbolo da vida”.

A Mestra Eliana completa que não há vida sem água. “Trazemos o azul com a simbologia de celebrar a vida. O amarelo representa o nosso ouro. Essa cor forte e que brilha representa a luz e o empoderamento. Trazemos a renascença e a conscientização pelo meio ambiente neste ano de 2023”, explica. 

A programação completa pode ser conferida pelas redes sociais do Boi Encanto de Itapoã.

Serviço

Data: 17 de junho de 2023

Horário: 14h

Local: Espaço Galpão Comunitário - antiga horta do Itapoã. 

Gratuito

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino