Distrito Federal

Cultura Popular

Festejo do Boi do Mestre Teodoro comemora 60 anos

A festa acontece nesta sexta (23), a partir das 19h, com entrada franca; evento oferecerá recreação infantil

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Festejo é gratuito com apresentações de carimbó, tambor de crioula, quadrilhas juninas e forró - Divulgação/Instagram @boideseuteodoro/Foto de @gabiiils

Nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, a região administrativa de Sobradinho, na Avenida contorno Quadra 15, recebe o São João do Boi do Seu Teodoro que na oportunidade comemora 60 anos de história. A festa será gratuita e na programação estão previstas apresentações de carimbó, tambor de crioula, quadrilhas juninas e forró. O destaque do evento será o batizado do Boi que terá início às 23h30.

A quermesse, que também terá comidas típicas e recreação infantil, marca os 60 anos do Boi de Seu Teodoro. Segundo Guará Freire, organizador do evento e filho de Seu Teodoro, a festa de 2023 é especial pois rememora Seu Teodoro. Ele diz que será mais uma oportunidade de apresentar o memorial que foi lançado recentemente e de enaltecer ainda mais o Boi que já é patrimônio cultural e imaterial do DF.

"A gente vem com muita garra e força. A festa será recheada com uma grande programação e o apse é o batizado do Boi de Seu Teodoro. Faremos a troca do couro e renovação das indumentárias. Essa festa é tradicional do DF. É imperdível", diz Guará Freire.

Ele conta ainda que a festa é o grande legado cultural do Mestre Teodoro e exalta a luta do pai para realizar a comemoração durante tanto tempo. A celebração teve início em 1961, quando o mestre é convidado a apresentar o festejo do Boi no primeiro aniversário da capital. Mais tarde, em 1963, o mestre vem morar em Brasília e dá início a tradição do Bumba meu boi e o tambor de crioula na região de Sobradinho. 

Todo o evento é realizado por produção independente e é gratuito. Guará Freire ressalta que a programação foi escolhida com muito cuidado para promover a cultura popular do Distrito Federal. 

"Estamos trazendo a sensação paraense do carimbó, as quadrilhas juninas "Trocou Queimou" e "Sabugo de milho", o forró com o grupo "Collo de Mainha", o grupo "Pé de Cerrado", o'tambor de crioula de Seu Teodoro e o especial batizado do Boi"

As memórias de Seu Teodoro

No dia 20 de janeiro de 2023, a família de Seu Teodoro inaugurou  o Museu do Boi do Seu Teodoro em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos para resgatar a memória do trabalho do Mestre durante os 60 anos de atuação.

“Criamos um espaço de visitação para recepcionar as escolas públicas, como também os visitantes de modo geral. Será composto de fotografias e figurinos. O espaço conta a história desde o ano de 1963, que foi o início do Boi no DF, em Sobradinho. Fala do sotaque, dos instrumentos, da criação dos figurinos, de tudo que permeou a criação do Seu Teodoro na cidade”, conta.

O Museu fica próximo ao local da festa, no Centro de Tradições Populares de Sobradinho.

Programação 

Sexta-feira (23/06)

19h

Carimbó

Sensação Paraense

19h50

Quadrilha junina

Trocou Queimou

20h40

Tambor de crioula de Seu Teodoro

21h30

Quadrilha junina

Sabugo de milho

22h20

Pé de Cerrado

23h30

Batizado do Boi de Seu Teodoro

00h30

Forró Collo de Mainha 

Serviço

Data: 23 de junho de 2023

Horário: 19h 

Local: Avenida Contorno, Quadra 15, Área especial 02.

ENTRADA GRATUITA

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino