Distrito Federal

Orgulho

24ª Parada LGBTQIA+ de Brasília acontece neste domingo (9)

Celebração da diversidade continua em outras regiões do DF, confira a programação e calendário das Paradas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília é a terceiro maior do país e em 2022 reuniu mais de 150 mil pessoas - Agência Brasil

A 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília acontece neste domingo (9), a partir das 13h, com concentração em frente ao Congresso Nacional. A programação conta com diversas atrações e traz como lema deste ano: “Empregabilidade e Empreendedorismo: Respeito e Inclusão!”.

A intenção é realizar campanhas de informação sobre direitos LGBT no mundo do trabalho, mostrar histórias de pessoas diversas que empreendem, além do desenvolvimento de uma pesquisa inédita sobre o tema. “Onde se ganha o pão, deve-se ter respeito!”, afirma a organização do evento, o Festival Brasília Orgulho. 

Segundo a pesquisa “Orgulho no Trabalho”, divulgada pela rede social de negócios LinkedIn em 2022, 43% dos profissionais LGBTQIA+ entrevistados relataram ter sofrido algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho, principalmente por meio de piadas e comentários homofóbicos. Em 2019, primeiro ano em que o estudo foi realizado, o percentual foi de 35%. 

Além da tradicional Parada no domingo (9), a programação deste ano traz uma novidade: o “Mercado Borboleta", uma feira de empreendedorismo LGBT, que acontecerá no sábado (8), no viaduto da Galeria dos Estados, das 10h às 18h.

Além de produtos diversos (artesanato, vinis, comida, roupas) de marcas criadas por pessoas LGBT, a feira contará com shows, concurso de fantasias arco-íris de cães, serviços de saúde e sociais e uma roda de conversa a panfletagem “Metamorfose Trans”.

Na sexta (7), haverá um Seminário sobre empregabilidade e empreendedorismo LGBT, a partir das 15h, em local a ser divulgado no @brasiliaorgulho, e, às 18h, no Museu Nacional, acontecerá um ato cristão “Orgulhe-se: Ele morreu por nós”.

:: Igrejas cristãs promovem mobilização para chamar atenção para respeito e inclusão ::

União de Paradas do Orgulho LGBT do DF 

A celebração do amor e da diversidade continuará nos meses de agosto, setembro e outubro, com paradas do orgulho LGBT em várias regiões do DF. Confira o calendário: 

13/08 - Ceilândia

27/08 - Samambaia 

10/09 - Cruzeiro/Sudoeste

17/09 - Itapõa

01/10 - Brazlândia

15/10 - Riacho Fundo II

29/10 - Planaltina DF

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino